Além de oferecer um mix adequado de produtos, evitar rupturas, ter uma equipe engajada e atender cada cliente de forma única, empresas precisam praticar valores para gerar encantamento
Faz tempo que o supermercado deixou de ser apenas um local de compras. A experiência de compra mostra que a empresa precisa ir além tanto no ambiente digital, como na operação diária, na exposição de produtos e nas ativações de marketing. Para isso, estar atento à evolução do mercado e da tecnologia que o acompanha é um exercício constante.
As mídias digitais combinadas com informações de bancos de dados são um bom exemplo de ferramentas disponíveis para começar a conquista do coração – e do bolso – do consumidor. Contudo, é preciso dosar o uso destas ferramentas, de maneira que a empresa esteja sempre presente, mas sem ser insistente, no dia a dia dos consumidores. Isso implica, por exemplo, em usar corretamente os dados coletados para oferecer ofertas customizadas ou comemorar datas festivas junto ao cliente.
O que faz o consumidor perceber uma marca ou empresa além da loja física é a sua imagem projetada para a sociedade. Um bom exemplo de um supermercado que vai além do ponto de venda é a loja “verde” do GPA (Grupo Pão de Açúcar) inaugurada há 10 anos em São Paulo.
Em 2008, a loja já oferecia algumas novidades além das gôndolas como vagas para carros movidos a biocombustível, bicicletário, além da conhecida área de reciclagem e sacolas retornáveis. Conheça outros fatores que fazem o consumidor amar um supermercado. Baixe o E-book da APAS SHOW.
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