Apesar de redes varejistas buscarem cada vez mais plataformas digitais para melhorar a experiência online do consumidor, é preciso investir nas lojas e repensar sua funcionalidade

O ambiente digital está tomando conta dos investimentos em inovação feito por empresas de segmentos diferentes. Cada vez mais supermercados criam soluções para melhorar os processos, agilizar a jornada de compra do consumidor, evitar filas, facilitar o pagamento com totens de autoatendimento, entre outras ferramentas.

Um estudo feito pela Apple diz que os smartphones já representam 26% dos dispositivos usados para fazer compras online nos EUA e 80% na China. A pesquisa mostra ainda que a expectativa do consumidor é de que as lojas físicas ofereçam diferentes experiências de compra.

Para inovar de forma surpreendente no ponto de venda, empresas podem recorrer a projetos com base no método Design Thinking, que consegue resolver um problema crítico no espaço da loja transformando-o em uma solução prática. A vantagem de implantar o conceito nos supermercados é a possibilidade de fazer testes e mudar as peças de lugar sempre que for necessário sem alto custo.

Case

O “Design Thinking” ajuda qualquer empresa a se aprofundar no problema para entender o que será necessário para projetar as soluções do espaço. O escritório de arquitetura NL, por exemplo, propôs uma forma diferente de construção de supermercado para a província de Sanya, na China. Segundo a proposta, todo o espaço de compras ficaria no subsolo fazendo do telhado da loja um espaço com paisagem que lembre um parque.

O objetivo deste projeto é oferecer aos consumidores uma pausa visual em relação à cidade e seus prédios. De acordo com Clarissa Biolchini, especialista em Design Thinking, qualquer espaço pode ser melhor projetado – basta entender primeiro qual é o problema e depois desenvolver a metodologia adequada para cada loja.

Neste método, tudo começa com uma pesquisa para definir o contexto do problema no ponto de venda e troca de ideias com colaboradores, parceiros e clientes da empresa. Não significa apenas mudar as coisas de lugar. Implementar o Design Thinking é redesenhar a iluminação, usar novas cores e tudo aquilo que seja necessário para estar de acordo com a persona. As soluções podem ser feitas para diferentes perfis de lojas, desde que estejam de acordo com a estratégia de posicionamento.

E-book: 10 fatores que fazem o consumidor amar um supermercado