Pontos de venda e Centros de Distribuição começam a receber investimentos em tecnologia que garantem redução de gastos e sustentabilidade na operação

A tecnologia que estamos acostumados a ver com maior destaque nos supermercados normalmente estão diante das gôndolas, em sensores digitais nos corredores e também no check out das lojas. Com a proposta de “Hackear o supermercado”, a APAS Show 2019 quer mostrar mais do que estamos acostumados a ver nos pontos de venda. Um exemplo vem da rede Condor, que acaba de inaugurar a maior usina solar dentro de uma estrutura supermercadista no Brasil.

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A novidade foi instalada na nova loja da rede em Santa Catarina – o segundo ponto de venda na cidade de Joinville e o 46º da companhia. Para implementar a tecnologia foi preciso um investimento de R$ 50 milhões em equipamentos que geram energia suficiente para abastecer 325 casas. Além da economia a médio prazo (cerca de seis anos), esta iniciativa terá impacto significativo no meio ambiente. A empresa deixará de emitir mais de 200 toneladas de CO² por ano na atmosfera.

Os módulos solares instalados na cobertura da loja têm vida útil de cerca de 25 anos e uma de suas outras funcionalidades é poder oferecer eletropostos nas lojas. Ou seja, entre as tecnologias sustentáveis geradas pela usina do Condor Joinville, uma das mais modernas é oferecer duas vagas para clientes que possuem veículos elétricos. Além disso, a rede espera reduzir ainda mais o consumo de energia desta loja com 100% da iluminação realizadas por lâmpadas de LED e sistema dimerizável que ajusta a intensidade da iluminação no ambiente de acordo com a luz do dia.

A tecnologia usada pela Condor também inclui “Domus Prismáticos” – elementos responsáveis por filtrar os raios ultravioletas que incidem sobre o telhado da loja em até 98% e, ainda assim, permitem a entrada de luz externa no ambiente. A “cereja” do bolo sustentável criado pela rede é o sistema de captação de água de chuva utilizado para limpeza da loja, sanitários e para irrigar os jardins.

Investimento garante retorno em médio prazo

No Paraná, a rede Bom Dia Paraíso reduziu a conta de luz de R$ 1,5 mil por mês para R$ 300,00 após instalar 67 painéis solares no seu Centro de Distribuição que conta com 7 mil m². Desde junho de 2018, a rede também instalou 684 painéis na nova loja de Maringá, com área de 2.200 m², estendendo o projeto que permite ao Bom Dia Paraíso gerar 70% da própria energia para a operação.

O investimento neste projeto chegou a R$ 1 milhão e, além dos painéis, o sistema conta com acompanhamento da produção diária de energia por meio de um aplicativo. A redução de gastos fez com que a rede adotasse alguns diferenciais na nova loja como a câmara refrigerada para bebidas que funciona como uma geladeira gigante.

Outras iniciativas que também ajudam a economizar energia foram implementadas como, por exemplo, parte de telhado da loja é de vidro e permite a entrada de luz solar e também as paredes possuem revestimento de isopor para evitar a retenção de calor no ambiente.