Estudo realizado pela Tetra Pak apresenta principais características que incentivarão compras de produtos dos supermercados pela internet

O Brasil terá 6,5% a mais consumidores fazendo compras de supermercado online até 2022, segundo o Tetra Pak Index lançado recentemente no país. Apesar de positiva, a projeção não se compara ao mercado mundial, que durante o mesmo período, deve atingir crescimento de 17,4%.

A pesquisa aponta para um forte crescimento na compra de alimentos e bebidas em plataformas digitais no Brasil, onde as vendas online totalizaram US$ 75 milhões por ano, mas correspondem a apenas 0,2% dos canais de compra. De acordo com esta pesquisa, o Brasil é um país resistente ao supermercado online, já que a compra é concentrada em canais mais tradicionais como pequenos supermercados, adegas e mercearias (37,3%) e grandes redes do varejo nacional (51,8%).

“Identificamos a tendência para uma atuação omnichannel, em que redes com lojas físicas fortalecerão a sua presença no ambiente digital”, explicou Alexandre Carvalho, diretor global de Serviços de Marketing da Tetra Pak. De acordo com Carvalho, os consumidores já começaram a testar novas experiências, como comprar online e retirar em lojas físicas mais próximas deles, o que demonstra forte apelo pela conveniência.

Cada vez mais os supermercados caminharão para a fusão entre o ponto de venda físico e a plataforma online da web, principalmente para atingir e atender à geração millennial, que habituou-se a interagir com a empresa em ambos os canais. A pesquisa Tetra Pak Index 2018 salientou também as principais tendências que ajudarão no desenvolvimento da mentalidade de compra de alimentos e bebidas no ambiente digital

Conveniência

Tudo é e será cada vez mais baseado em conveniência no varejo mundial. Estar no mesmo canal – seja qual for – e interagir com o consumidor a qualquer momento é um dos segredos para encorajá-lo a comprar pela internet.

Segundo o estudo da Tetra Pak, a conveniência é o principal fator que impulsionará o consumo online, já que o consumidor procura por novas formas de simplificar sua rotina.

Sustentabilidade

A segunda tendência que levará o consumidor para a frente da tela ao comprar é a sustentabilidade praticada de fato, não apenas no discurso. Isso porque já existe uma grande corrente de entidades, grupos ativistas e empresas que pedem o fim do uso de materiais plásticos na operação das lojas, por exemplo.

Além disso, a economia circular também tende a crescer nas operações supermercadistas, baseada no conceito de redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e também da energia gerada no ponto de venda.

Personalização

Cada vez mais o e-consumidor se acostuma com produtos, serviços e atendimento feito de forma personalizada pelas empresas. Essa é a terceira principal tendência que a companhia identificou no estudo Tetra Pak Index 2018. Customizar produtos e adequar a jornada de compra para cada perfil de consumidor é um caminho sem volta para a diferenciação da marca em relação aos seus concorrentes.

Tecnologia

O uso de tecnologias para melhorar a experiência de compra do consumidor online poderá proporcionar uma entrega em até 10 minutos até o ano 2025, de acordo com as previsões do estudo. Esta realidade mudará totalmente o comportamento do consumidor, que estará mais propenso e seguro para fazer compras online com maior frequência e em menores quantidades.