Sistema, já usado pelo Walmart fora do Brasil, ajuda a entregar cada vez mais conveniência ao consumidor

A conveniência tem sido cada vez mais buscada pelos consumidores nos supermercados, levando os estabelecimentos a implementarem diversas estratégias e equipamentos para atender essa demanda. Entre as soluções que vem ganhando força estão o fast-checkout, carrinhos de compra inteligentes, mecanismos para evitar a demora nas filas e compras online com retirada dos produtos dia drive thru.

Esta é a novidade do Carrefour, que aproveita a empreitada para fortalecer sua plataforma digital com um site e aplicativo onde o consumidor compra no ambiente digital e recebe suas mercadorias em uma área externa das lojas. Os consumidores já podem usufruir a novidade tanto na loja em Pinheiros, na capital de São Paulo, como na unidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

O serviço oferecido pelo Carrefour realiza a entrega dos produtos no estacionamento dessas lojas após o consumidor escolher o melhor dia e horário para a retirada dos itens, que serão entregues por um funcionário, disponível para esta tarefa de segunda a sábado, entre 8h e 22h30.

Serviço já disseminado por gigante varejista

O Walmart é um dos pioneiros em oferecer este serviço para seus clientes. A rede mundial de varejo desenvolveu uma solução que integra o site às lojas físicas com um “personal shopper” que reúne os itens escolhidos pelo usuário e os entrega no estacionamento da loja escolhida por ele para fazer a retirada.

Nos Estados Unidos, o Walmart já oferece esta facilidade em mais de mil lojas onde o consumidor não precisa sair do carro e também não paga nenhuma taxa a mais pelo serviço denominado “pickup”. A aposta neste formato torna-se atrativa pois, diferente da entrega a domicílio, não gera custo para a empresa e o cliente não tem a necessidade de pagar pelo frete.

Para agilizar ainda mais o serviço, o Walmart equipou os funcionários com dispositivos GPS que mostram a localização dos produtos nas prateleiras e criam automaticamente uma rota para os colaboradores seguirem para reunir os itens selecionados pelo cliente mais rapidamente. Em caso de um produto solicitado não constar no estoque da loja, os funcionários são instruídos a escolher itens parecidos mas que recebem uma etiqueta para sinalizar ao cliente.