Ferramenta baseada em nova tecnologia digitaliza a precificação dos produtos nas gôndolas e gera novas tarefas para os colaboradores

Funcionários etiquetando produtos nas gôndolas dos supermercados para atualizar os valores de cada item. Esta cena, muito comum nos pontos de venda, será cada vez mais rara em um futuro não muito distante. Todo esse trabalho está prestes a acabar com ajuda da tecnologia. As etiquetas eletrônicas são uma novidade já adotadas em algumas lojas que traz resultado imediato na produtividade da operação.

Uma das empresas que implementou esse sistema foi a rede Veratti, que, de início, desenvolveu funções mais estratégicas para os colaboradores responsáveis pela antiga tarefa de precificar os produtos manualmente. As etiquetas eletrônicas ajudaram a empresa a reduzir os gastos com o papel que, além de servir para a impressão dos preços boa parte do material acabava se perdendo durante o seu manuseio.

Normalmente as etiquetas tradicionais estão posicionadas na frente dos produtos que ficam expostos nas prateleiras das lojas. Sem dúvidas as etiquetas eletrônicas chamam mais atenção do que as de papel, respondendo à sensibilidade dos consumidores por questões estéticas.

O que antes era uma tarefa demorada e cansativa para os colaboradores, hoje é feita com um simples comando nos softwares responsáveis pela precificação. Outra vantagem desta tecnologia para as operações do varejo é que os consumidores não presenciarão mais a troca de preços dos produtos durante as compras, por exemplo.

Redução de erros nos processos

As etiquetas eletrônicas também servem para reduzir – e em alguns casos até eliminar – a devolução de produtos quando estes eram precificados de forma equivocada. Elas podem ainda auxiliar as redes supermercadistas a controlar melhor os descontos oferecidos no sortimento da loja de maneira automatizada.

A empresa responsável pela implementação das etiquetas eletrônicas nas lojas da rede Veratti, a Seal, garante que sua ferramenta ESL (Electronic Shelf Label) elimina completamente estas divergências. Assim, as etiquetas eletrônicas tornam-se importante também para as ações promocionais, pois elas precisam acompanhar a política de precificação empresa. Ou seja, as etiquetas eletrônicas permitem que os preços nos pontos de venda sejam imediatamente alterados para os mesmos valores do seu e-commerce, por exemplo.

Vale lembrar que, em média, as grandes redes do varejo têm um prejuízo de cerca de R$ 20 mil devido à divergência de preços entre seus itens. Esse é mais um motivo para os supermercados apostarem cada vez mais na tecnologia para tornar a gestão mais eficiente. O exemplo das etiquetas eletrônicas ilustra a aplicação do tema da próxima edição da APAS Show – “Hackeando Supermercado”, que será realizada entre os dias 6 e 9 de maio de 2019.