Iniciativa lançada na França faz parte de amplo projeto de transformação digital
O serviço de assistente de voz está entre as novidades tecnológicas mais sofisticadas para as empresas criarem um relacionamento com o consumidor. Estes softwares conseguem oferecer experiências em que o consumidor conversa, literalmente, com seus dispositivos. A Siri, da Apple, foi uma das primeiras a abrir o caminho para popularização dos assistentes de voz, que ganhou versões assinadas também pelo Google, Microsoft, e mais recentemente Bradesco e Vivo entre outros.
O sucesso em outros mercados despertou o interesse do Carrefour, que desenvolveu seu próprio assistente de voz, como parte do projeto “Carrefour 2022”, um plano de transformação baseado em inovação digital e que inclui a tecnologia de assistente de voz dentro das lojas nos próximos quatro anos.
Com esta ação, o Carrefour passa a ser a segunda rede supermercadista a entender e investir nesta tecnologia para gerar mais comodidade aos consumidores. A empresa pioneira nesta área foi Whole Foods, multinacional dos Estados Unidos, que hoje oferece dicas, receitas e até ajuda durante a jornada de compra online por meio de um chatbot.
Transformação digital
O projeto Carrefour 2022 tem como objetivo identificar as melhores tecnologias e iniciativas que podem ser aplicadas nas lojas da rede. Uma delas vem de uma empresa de inovação chinesa, que adquiriu uma parte do Carrefour este ano com o objetivo desenvolver ferramentas avançadas nas áreas de comunicação e marketing.
Para entrar no mundo digital, as redes supermercadistas estão caminhando cada vez mais para a interatividade e suporte de dados concretos para a melhor tomada de decisão. Em 2017, a rede lançou o aplicativo “Meu Carrefour”, que hoje consegue melhorar a segmentação e direcionar promoções e ofertas pelo aplicativo para quase seis milhões de consumidores cadastrados.
Seu o objetivo principal é oferecer experiências personalizadas e interações relevantes com o consumidor. A rede também projeta o uso de Inteligência Artificial com dispositivos de interface e em parceria com o Google desenvolveu o seu próprio assistente de voz, chamado “LEA”.
Aplicando a “LEA” na operação
Inicialmente, a ferramenta estará disponível nas plataformas digitais francesas com o objetivo principal de facilitar o dia a dia dos clientes, gerenciando suas listas de compras, sugerindo ingredientes com base em receitas, além de informar sobre as lojas mais próximas do consumidor.
A ideia surgiu com a popularização das pesquisas por voz nos buscadores online, selecionada a partir do ícone de microfone que fica ao lado do campo de pesquisa em smartphones. Hoje, os assistentes de voz mais conhecidos são:
- Siri (iOS);
- Google Assistant (Google);
- Cortana (Windows);
- Bixby (Samsung)
Apesar de ainda não ser unanimidade, as pesquisas por voz devem ter um aumento exponencial, principalmente pelo uso crescente de dispositivos móveis e de diversas opções de interface de conversação por voz. De acordo com a empresa StatCounter, em 2016 o número de dispositivos móveis superou a quantidade de computadores desktop conectados à internet em todo o mundo. No Brasil, o smartphone se consolida ano após ano como principal meio de acesso à internet e, por isso, espera-se que a busca por voz se torne cada vez mais difundida.
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