Redes se adaptam aos novos comportamentos do consumidor
Cada vez mais os supermercados buscam compreender o comportamento de saudabilidade dos consumidores. E é com este foco que o GPA lança mais um projeto para incentivar a qualidade de vida entre os consumidores. Até o dia 27 de janeiro de 2019, a rede oferece aos clientes cadastrados no app do Pão de Açúcar aulas de corrida, caminhada e alongamento.
O projeto “Viva Mais” foi desenvolvido inicialmente para atender consumidores do Rio de Janeiro, mais precisamente os moradores da Barra da Tijuca, que poderão participar gratuitamente das atividades que acontecerão entre o Posto 2 e o 3 da praia do bairro. O objetivo da empresa é reforçar o posicionamento da bandeira Pão de Açúcar em iniciativas e oferta de produtos saudáveis tanto nas lojas quanto fora delas.
Para garantir que as atividades estejam alinhadas com a proposta de bem-estar, as ações são acompanhadas por profissionais capacitados e sua programação é feita somente nos finais de semana com opções para os períodos da manhã ou da tarde. Aqueles que participarem do “Viva Mais” serão presenteados com uma camiseta e participam de uma degustação de produtos comercializados pela rede.
Aqueles que estiverem dispostos a participar, devem comparecer ao local das aulas com antecedência, já que as vagas são limitadas de acordo com o horário de chegada dos participantes. Vale lembrar que o projeto começa no dia 12 deste mês e termina no último final de semana de janeiro. E não é só no Brasil que o movimento por uma vida mais saudável faz parte dos planos dos supermercados.
Bem-estar no exterior
No Reino Unido, por exemplo, até 2024, os alimentos vendidos em supermercados e restaurantes deverão ter 20% a menos de calorias do que apresentam atualmente. Esta é uma iniciativa do departamento de Saúde e Assistência Social britânico, que tem como objetivo principal combater a obesidade.
Por isso, as refeições vendidas em supermercados não poderão ter mais do que 550 calorias. Um estudo da PHE, órgão de Saúde e Assistência Social do Reino Unido, mostrou que as principais cadeias supermercadistas vendiam pratos com mais de 1000 calorias. Assim, a pesquisa aponta também que uma a cada quatro crianças entre os 10 e 11 anos estão acima do peso ideal.
Ainda na Europa, em Portugal, o governo estabeleceu metas para atingir os níveis ideais de sal e açúcar nos alimentos, delimitados pela Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS), formalizada em dezembro de 2017. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde português, a maioria dos produtos analisados estão muito acima dos níveis de sal e açúcar propostos pela EIPAS.
Novo comportamento
Voltando ao Reino Unido, a chegada de 2019 trouxe também um aumento recorde de pessoas inscritas em um movimento pró-veganismo. Porém, apesar da promessa de não consumir carne e seus derivados, esses consumidores não estão motivados somente pelo bem-estar, mas também por causas sociais e ambientais.
De acordo com os organizadores do movimento chamado “Veganeiro”, (combinação de vegano e janeiro, sinalizando adesão ao veganismo a partir do primeiro mês do ano) houve mais de 170 mil inscrições em 2019, triplicando o número obtido em 2017, por exemplo.
Com o crescimento desse e de outros movimentos, os supermercados do país já aderiram à tendência. Prova disso, é que o número de alimentos e bebidas voltados para os consumidores veganos mais do que dobrou nos últimos cinco anos de acordo com dados da empresa de pesquisa de mercado Mintel.
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