Startup inicia implementação de projeto que torna o processo mais interativo

As primeiras semanas de 2019 já nos mostram que a tecnologia está invadindo os pontos de venda supermercadistas e não é à toa que a APAS escolheu o tema “Super Hack: Hackeando Supermercado” para o maior evento de supermercados do mundo neste ano. Desta vez, o sampling é o alvo dos sistemas tecnológicos, que agora possibilitam que essas ativações sejam mais interativas com o consumidor.

Estamos falando das famosas amostras grátis que promotores oferecem aos consumidores dentro da loja. Normalmente esta é uma ação muito usada no lançamento de algum produto ou para reforçar as vendas de uma determinada marca.

Independente do produto que é distribuído nos pontos de venda, o sampling busca atrair mais atenção para aquela marca, além de demonstrar generosidade e confiança para o público.

Hoje o sampling pode ser feito de maneira mais prática pelo menos nas lojas Sam’s Club, da rede Walmart. Basicamente, a distribuição dos itens promocionais é feita de forma autônoma, ou seja, basta o consumidor usar o cartão da loja ou se identificar em máquinas instaladas nos pontos de venda.

Ao identificar o consumidor, a máquina libera o produto imediatamente e ainda fornece vídeos e imagens em seus monitores. Antes do lançamento oficial nas lojas a partir deste ano, a ferramenta foi testada entre julho e agosto de 2018, atingindo mais de 30 mil amostras entregues aos consumidores.

Todo esse trabalho teve como resultado o aumento nas vendas de diversas marcas que utilizaram o equipamento criado pela empresa Amostrix, variando de 48% até 139%. O equipamento pode ser alimentado semanalmente de forma dinâmica já que a empresa entrega suas amostras para a Amostrix, que consegue abastecer as máquinas com itens variados, como sabores diferentes, por exemplo.

Outra vantagem do equipamento de sampling interativo é ser móvel e isso possibilita que seja instalado em diferentes lugares, de acordo com a necessidade de cada ponto de venda. Além das amostras grátis para os consumidores, as máquinas também podem ser programadas para imprimir cupons de desconto. Para o gestor, este equipamento ainda fornece dados e relatórios analíticos sobre conversão e aumento de vendas.