Setor apresenta oportunidade para inovação e ações focadas em sustentabilidade

As práticas sustentáveis nos supermercados surpreendem a cada dia. A mais nova e grata surpresa vem da Tailândia, onde uma rede local inovou na forma de embalar itens de FLV (frutas, legumes e verduras). Os consumidores do supermercado Rimping passaram a manusear estes itens embalados em folhas de bananeira, eliminando o plástico que era usado anteriormente no processo. A partir de características como tamanho, flexibilidade e resistência ao calor, a folha de bananeira foi considerado material ideal, tendo em vista o histórico de seu uso na culinária de muitos países, como no Brasil.

Outro exemplo de comprometimento com as causas ambientais vem dos supermercados da Nova Zelândia. Lá, já está em andamento uma campanha proposta pelo Ministério do Meio Ambiente para eliminar as embalagens de plástico para os mesmos produtos frescos (frutas, legumes e verduras) nos pontos de venda.

Batizado de “Food in the Nude”, traduzido como “comida nua”, o movimento leva em consideração que os vegetais são protegidos naturalmente pelas próprias cascas, logo não é preciso usar outro material para embalá-los.

Soluções em prol do meio ambiente

As embalagens ecológicas também começam a ser vistas como alternativas. Um exemplo recente é o do supermercado holandês Ekoplaza, que inaugurou em fevereiro de 2018 uma seção 100% livre de plástico. No Brasil, já existe uma campanha feita pela revista digital Green.Me visando o consumo consciente e sustentável, inspirada na ação #DesnudaLaFruta, criada na Espanha com objetivo de denunciar o uso excessivo de plástico no comércio de vegetais.

Em nosso país há também iniciativas para reduzir o uso do material.Laboratórios brasileiros junto à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estão desenvolvendo versões experimentais de “bioplástico” desde 2014. A ideia desta pesquisa é apresentar alternativas para o plástico sintético e substituí-lo em embalagens, canudos e talheres.