Companhia abre novo ponto de venda no Brasil implementando sensores e serviços para facilitar a experiência

A partir de agora São Paulo está entre as cidades brasileiras com um dos pontos de venda mais modernos do país. Neste mês, a Zaitt inaugura uma nova loja automatizada com tecnologias que facilitam o pagamento, além de reconhecimento facial. Basicamente, ao entrar no minimercado da empresa, o consumidor escolhe o que levar e faz o pagamento ao sair da loja.

O modelo da Zaitt é baseado em uma experiência de compra completamente autônoma. Há apenas um colaborador na unidade, contratado para fazer a reposição das mercadorias nas gôndolas. As lojas da empresa foram inspiradas em exemplos recentes, como Amazon Go, em Seattle, nos Estados Unidos.

Esta é uma versão mais sofisticada do primeiro ponto de venda da empresa no Brasil, inaugurado em Vitória, capital do Espírito Santo, há dois anos.  Em ambos projetos, o consumidor pode entrar e sair a qualquer hora do dia, durante toda a semana. Para acessar o serviço, o consumidor precisa fazer um cadastro no aplicativo da empresa.

Cada vez mais tecnologia

A partir da tecnologia QR Code, é possível abrir a porta da loja pela primeira vez. Os retornos ficam por conta do reconhecimento facial, uma exclusividade da loja de São Paulo. Neste ponto de venda, os produtos são reconhecidos por sensores de RFID (Radio-Frequency IDentification ou em tradução livre Identificação por radiofrequência) semelhante aos usados em praças de pedágio.

A ferramenta é o que garante a segurança da loja, além de duas portas que levam o consumidor à saída. Na primeira, é feito o reconhecimento do rosto do usuário, enquanto a outra só é aberta após a confirmação do pagamento. Desta forma, a tecnologia presente no ponto de venda consegue reunir os itens escolhidos por cada consumidor em uma tela. Para conhecer mais sobre o conceito da marca e sobre suas perspectivas de mercado leia a entrevista com Rodrigo Miranda, um dos fundadores da companhia, para o Blog APAS Show.