Walmart cria serviço para colocar itens na geladeira do consumidor enquanto supermercado da Alibaba investe em rastreabilidade de pescados

As inovações nos supermercados não param e o Walmart deu um passo ainda mais audacioso no serviço de entrega, cada vez mais personalizada. Nos EUA a rede desenvolveu um novo serviço onde um de seus funcionários faz não só entrega dos itens, como também os coloca na geladeira do cliente.

A novidade é chamada de InHome e o serviço é direcionado para os consumidores que encomendam itens que precisam de refrigeração ou apenas ingredientes frescos. O serviço é feito por entregadores treinados e que tenham, no mínimo, um ano de trabalho na empresa.

Além disso, para gerar maior tranquilidade e confiança ao consumidor, os entregadores podem transmitir ao vivo a entrega na residência onde o cliente pode acompanhar todo o processo. O InHome é um serviço que depende de outras tecnologias instaladas na residência dos clientes já que a entrada dos entregadores precisa ser ativada remotamente em fechaduras ou portas eletrônicas.

Scanner de lagosta na China

Vale lembrar que apesar do custo adicional para a entrega especial o serviço mantém o preço dos produtos o mesmo das lojas e começará a ser testado entre setembro e dezembro deste ano. Falando de inovação nas lojas, o supermercado inteligente da Alibaba foi desenvolvido para usar dados dos consumidores para otimizar logística e sugerir produtos.

O Fresh Hippo é o supermercado da Alibaba e já conta com mais de 150 lojas na China e tudo foi planejado com base em dados de consumo. Por exemplo, antes de comprar uma lagosta o consumidor escaneia o QR Code dela pelo smartphone para receber informações relevantes sobre o produto.

Entre os dados fornecidos, o consumidor saberá onde e quando ela foi pescada, a logística de entrega até o mercado, além de indicar um vinho para acompanhar o prato. Apesar de ainda não inserir os itens na geladeira dos seus clientes, o serviço de delivery do Fresh Hippo garante a entrega em até 30 minutos para moradores em um raio de 3km de qualquer unidade.