Pesquisa da Mintel registra aumento durante período de quatro anos, porém preço dos produtos veganos é principal barreira

A oferta de produtos veganos nos supermercados brasileiros registrou um crescimento de 677% em um período de quatro anos, entre 2014 e 2018. Os números são da Mintel, empresa especializada em pesquisa de mercado, e colocam o Brasil no sexto lugar no ranking de países que mais têm lançado produtos para o esse público.

Porém, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), apesar do crescimento na oferta destes itens, o consumidor acredita que os altos valores cobrados pelos produtos veganos são um entrave para a compra e, por isso, não supre totalmente a demanda da população. Segundo a ABRAS, o preço dos itens veganos causam espanto nos consumidores principalmente quando são comparados aos de origem animal.

Por outro lado, a última pesquisa feita pelo Ibope em relação ao mercado vegano, mostra que 60% dos brasileiros dizem que poderiam consumir mais produtos veganos se o preço fosse semelhante ao dos itens de origem animal. Ainda de acordo com dados do Ibope, em 2018 a população brasileira vegetariana representava 14% do total, ou seja, cerca de 30 milhões de pessoas.