Dia internacional das mulheres: por que elas dominam o setor de RH
No mundo corporativo, o Dia Internacional das Mulheres naturalmente reativa a reflexão sobre a participação feminina no mercado de trabalho.
Antes de mais nada, precisamos reconhecer as virtudes que só elas têm, tanto pela sensibilidade, quanto pela capacidade de lidar com diferentes situações.
Consequentemente, entendemos facilmente o valor dessas qualidades para o funcionamento das operações do setor de Recursos Humanos.
Atualmente, cada vez mais mulheres assumem papéis de liderança e cargos de chefia, porém ainda há muito caminho para se percorrer.
Para compreender de fato a realidade do mercado de trabalho, buscamos dados para embasar o cenário atual e suas oportunidades. Vejamos.
Dia internacional das mulheres: elas no mercado de trabalho
De acordo com a sexta edição do estudo global da Deloitte “Mulheres no conselho” as mulheres ocupam 16,9% dos cargos de liderança corporativa.
Segundo a pesquisa, as mulheres dominam 12,7% dos cargos de CFO (Chief Financial Officer), o equivalente a diretor financeiro, por exemplo.
Nesse sentido, vamos entender como a presença feminina nas corporações pode avançar, como lidar com o preconceito de gênero e os caminhos para ter autoridade.
Por isso, nesse conteúdo mostraremos como as mulheres são indispensáveis no mundo corporativo, tanto micro e pequenas empresas, quanto as grandes companhias.
Naturalmente as mulheres recebem maior reconhecimento profissional em departamentos de recursos humanos.
Considerando dados da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional) as mulheres representam 66% dos postos no país.
Certamente os fatores que contribuem diretamente para esta realidade são características essenciais das mulheres, como veremos a partir de agora.
Mulheres no RH: como chegar mais longe
As mulheres têm duas características fundamentais para exercer funções na área de recursos humanos, como empatia, sensibilidade e multitarefas.
No primeiro caso, a empatia, trata-se de saber lidar principalmente com diferentes comportamentos de pessoas dentro de um ambiente de trabalho.
Ou seja, para este cargo as empresas normalmente optam por mulheres capazes de lidar com situações a partir de um olhar mais humano.
Além disso, a empatia que elas trazem para a operação melhora diretamente a comunicação entre os membros de uma equipe.
Principalmente porque as mulheres conseguem ouvir cada colaborador, entender seus objetivos e ajudar no desenvolvimento individual dos profissionais.
Já a sensibilidade aparece justamente no momento em que elas percebem mais facilmente que os homens o que tem por trás das situações do dia a dia dos departamentos de RH.
Outra característica que as mulheres detém e que muitos homens invejam é a habilidade de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo.
Principalmente porque os resultados dessas ações realizadas em paralelo com outras têm qualidade na entrega.
Nesse sentido, torna-se um diferencial para elas saber lidar com pessoas, documentos, tarefas e relatórios ao mesmo tempo.
Dia internacional das mulheres: evite o machismo na sua empresa
Aproveitando o gancho desta data, o Dia Internacional das Mulheres pode servir de inspiração para empresas que lutam contra o machismo nas instituições.
Por isso, reunimos algumas medidas que podem impactar positivamente na sua operação de Recursos Humanos.
- Entrevistas: A primeira medida para que sua empresa se torne mais engajada com esta causa começa com a lista de candidatos e candidatas. Procure estabelecer o mesmo número de entrevistas com candidatas e candidatos
- Salário: Tenha em mente que os cargos ocupados por mulheres devem seguir a mesma remuneração que seria em caso de um profissional homem. Segundo um estudo do IBGE, entre 2012 e 2018, as mulheres ganharam, em média, 20,5% menos que seus os homens.
- Conscientização da equipe: Além de falar sobre o machismo no Dia Internacional das Mulheres, precisamos adotar uma cultura organizacional. Isto inclui conscientizar a equipe sobre políticas de assédio e as penalidades.
Ao assumir a liderança das empresas, essas profissionais recorrem a ferramentas para otimizar ainda mais as tarefas básicas do seu dia a dia.
Assim, elas conseguem manter a concentração em liderar as corporações de maneira estratégica, enquanto sistemas como Beaconforce automatizam diversas tarefas da operação de RH.
Quer conhecer mais sobre o nosso sistema? Solicite agora mesmo uma demonstração gratuita!