Gradativamente, as empresas começam a entender que a nuvem híbrida tem as características mais adequadas para diferentes modelos de negócio.
Segundo pesquisa da McKinsey, em 2021 cerca de 40% das empresas americanas projetam utilizar dois ou mais provedores.
Mesmo diante deste cenário otimista e de crescimento gradual, boa parte dos dados permanecerão mantidos em data centers privados, com gestão de infraestrutura interna, por um bom tempo.
As razões que levam os gestores e líderes a não mover dados mais sensíveis para a nuvem incluem custo, segurança, falta de opções no mercado, sistemas legados, etc..
Diante deste cenário, a nuvem híbrida parece atender de maneira certeira os desejos de ambos os aspectos.
No momento em que se conhece o caminho mais indicado, com as melhores perspectivas, precisamos adotar a cautela e nos prepararmos para a mudança.
Na realidade, poucas empresas conseguem se preparar da maneira certa para essa nova realidade porque não desenvolvem uma estratégia abrangente.
Adoção e aplicação inteligente da nuvem híbrida
Neste artigo mostraremos que, para conseguir sucesso na adoção, as equipes de infraestrutura interna precisam seguir algumas recomendações práticas.
Fique conosco até o final deste conteúdo para saber mais sobre os 4 aspectos fundamentais para a implementação mais segura da nuvem híbrida:
Planejamento de demanda
O primeiro aspecto para uma implementação inteligente exige que as equipes de infraestrutura estimem a demanda do sistema a partir de prazos mais longos.
Nesse sentido, precisamos compreender que existem diferentes formas de planejar demandas dentro de uma estrutura híbrida.
Por exemplo, desenvolver um novo data center requer um prazo de aproximadamente dois anos, assim como vínculos contratuais com empresas por aluguel de espaço e instâncias reservadas (RIs).
Este último, normalmente, pode significar um vínculo entre as empresas que podem chegar a três anos e, por isso, o planejamento da demanda mensal não funciona mais.
Talvez, esta etapa da implementação funcione como um orçamento, onde o gestor sabe exatamente quando, onde, como e se deve tomar decisões estratégicas.
Entrega rápida de capacidade
Uma das medidas que as equipes de infraestrutura devem priorizar é a padronização das configurações e da segmentação usada no sistema.
A partir de configurações comuns as empresas conseguem atender cerca de 90% da demanda, permitindo que as equipes de infraestrutura racionalizem as ações.
Desta forma, as equipes de infraestrutura interna reduzem o tempo de dois meses para quatro semanas, entre a abertura de um chamado e sua resolução.
Operações de serviço inteligentes
Para evitar os altos custos gerados com mão de obra, entre funcionários e profissionais terceirizados, precisamos considerar algumas ações.
Primeiramente, vamos elaborar o inventário de atividades principais, tanto as da equipe interna, quanto as dos profissionais terceirizados.
Por exemplo, fazer análises regulares de entrega de serviços ajuda a detectar descuidos, assim como examinar desempenhos diferentes por segmentações variadas.
Ora por provedores, ora por localização, desde que os dados sirvam para que as equipes consigam contratos inteligentes.
Sourcing estratégico
As equipes de infraestrutura precisam contar com uma sólida base de fornecimento e eliminar ou minimizar fornecedores de pequenos volumes de negócios.
Isto permite que os líderes criem parcerias de sourcing estratégico de longo prazo e com maior possibilidade de negociação por proteção contra as flutuações do mercado, por exemplo.
Portanto, adotar uma abordagem mais estratégica de sourcing abre oportunidades para melhorar o desempenho.
Como aplicar a nuvem híbrida no seu negócio hoje?
Com base nas informações que oferecemos neste artigo, seguramente sua operação minimizará as possibilidades de problemas ao adotar a nuvem híbrida.
Atualmente, a computação em nuvem aparece como padrão para organizações que precisam manter seus recursos digitais em segurança e suas empresas em plena operação.
Portanto, se você quer a melhor solução para o seu negócio, a Viceri pode fornecer todo o conhecimento e mão de obra necessária para a adoção completa do modelo em nuvem!
Entre em contato agora mesmo com nosso time de especialistas.
Deixe o seu comentário