Redator SEO: aprenda a criar conteúdo relevante para buscas orgânicas
Você sabia que todo redator SEO precisa ter um conhecimento básico sobre as técnicas que levam um texto para os primeiros resultados de busca orgânica?
Ao mesmo tempo, esse profissional deve dominar completamente as técnicas mais recentes de otimização para que seu conteúdo tenha relevância.
Certamente, não existe outro caminho para desenvolver textos que atraiam aqueles que se baseiam sempre em resultados de busca orgânica.
Neste artigo, o objetivo é mostrar quais as principais funções que um redator SEO precisa desempenhar atualmente para escrever um bom texto otimizado
Desta forma, você aprende como criar um artigo da melhor maneira possível e ainda consegue gerar relevância para um negócio digital.
Com certeza, as regras de SEO mais básicas podem ajudar qualquer pessoa a ter maior conhecimento para criar conteúdo atrativo e relevante.
Porém, a tarefa mais difícil parece ser encontrar um redator que tenha habilidades suficientes para desenvolver estes textos.
Mesmo sem ter a posição de maior especialista na área, este artigo te mostra quais as principais características que um texto precisa para rankear no Google.
Ou seja, a partir destas informações, o leitor consegue compreender exatamente quais as técnicas mais importantes e como elas se aplicam aos textos.
A partir de agora, você entenderá exatamente quais os pontos mais importantes e que precisam ficar bem definidos na cabeça do autor de textos SEO.
Resumindo, os conceitos fundamentais para escrever um artigo otimizado do jeito certo incluem:
- Pesquisa de palavra-chave
- Persona
- Funil de vendas
- Marketing de Conteúdo
- Inbound Marketing
Fique conosco até o final deste conteúdo para saber o que é preciso para atrair leads e atender sua demanda no ambiente digital.
Redator SEO: funções para escrever textos otimizados
Sabemos que o SEO significa Search Engine Optimization, em português, otimização para motores de busca e funciona a partir de técnicas diferentes.
Desta forma, a geração de conteúdo torna-se mais eficaz e relevante para os usuários que fazem buscas online e buscam por respostas e soluções.
Usando as técnicas de otimização, o autor dos textos consegue direcionar e impactar pessoas que procuram pelo tema central do artigo.
Para isso, vamos compreender quais os conhecimentos necessários que o redator de textos otimizados precisa para criar conteúdo relevante.
Pesquisa de palavra-chave
Talvez, esta tarefa tenha mais importância do que todas as outras, simplesmente porque define os termos mais pesquisados pelos usuários e cria conteúdo a partir deles.
Nesta etapa, o redator SEO precisa entender quais as palavras-chaves que podem funcionar melhor dentro da estratégia de conteúdo.
Por isso, cabe ao autor do artigo identificar as keywords a partir de sua relevância, assim como o volume de buscas que elas têm.
Isto indica quantas vezes a palavra-chave é buscada em determinado período.
Descobrir a persona
Esta tarefa também tem grande importância para os redatores de artigos SEO porque define o perfil ideal de cliente para cada modelo de negócio.
Ao descobrir quem é a persona de uma empresa, podemos entender suas necessidades com maior riqueza de detalhes do que o, agora antigo, público-alvo.
A partir de características psicográficas conseguimos definir quais seus hábitos regulares, objetivos, assim como sonhos e até o nome.
Funil de vendas
O redator SEO também precisa entender o funcionamento do funil de vendas para que saiba usar o tom ideal para cada texto SEO.
Trata-se de um mecanismo onde os usuários passam por etapas até se tornarem clientes de uma empresa.
No topo do funil estão artigos que abordam assuntos mais gerais e, normalmente, usamos palavra-chave curta, com uma ou duas palavras, apenas.
Geralmente, esses artigos de topo atraem prospects que buscam informação para determinada demanda.
No meio do funil de vendas aparecem os artigos que mostram para os usuários que existem soluções e de que forma ele pode resolver.
Por último, no fundo do funil, os textos SEO trazem palavras-chaves maiores, em cauda longa, já que são mais específicas para a decisão do usuário.
Marketing de Conteúdo
Este termo simboliza um conjunto de técnicas e diferentes formatos de conteúdo, dentre eles, o artigo SEO.
Este termo, que é bastante usado nos dias de hoje pelos profissionais de marketing digital, simboliza um conjunto de técnicas e diferentes formatos de conteúdo, dentre eles, o artigo SEO.
Basicamente, o redator precisa entender como planejar, produzir e distribuir um conteúdo que tenha importância e que resolva a dor do usuário.
Por isso, o marketing de conteúdo utiliza formatos como artigos, podcasts, vídeos, ebooks, infográficos, principalmente.
Assim, a estratégia consegue entregar valor para o usuário com a distribuição de formatos diferentes para alcançar as pessoas certas que buscam por um produto ou serviço.
Entretanto, todos os tipos de conteúdo precisam gerar relevância e, para isso, devemos usar palavras-chaves que tenham um bom volume de buscas.
Inbound Marketing
Aqui acontece a mágica onde o trabalho de atração, no final da jornada, transforma um usuário curioso em um cliente para o seu negócio.
Ou seja, o Inbound, conhecido como marketing de atração, se resume em conteúdos que atendem diferentes demandas de um pesquisador, por exemplo.
Sua característica inclui abordagens mais suaves para atrair e depois fidelizar o cliente sem usar um centavo da verba publicitária.
Viu como é o trampo de um redator SEO?
Certamente, o trabalho do redator que pretende escrever textos otimizados em SEO tem características técnicas essenciais que trilham o caminho até o resultado esperado.
Neste conteúdo, que mostra como é o trabalho de quem escreve textos na web, conseguimos perceber que antes de desenvolver artigos SEO, é preciso seguir uma estrutura de hierarquia.
Conforme prometido no início da leitura deste artigo, ao chegar ao final do texto, você já deve saber como atrair leads e atender a demanda do usuário nas buscas online, certo?
Agora que você conhece as principais funções de um redator SEO, que tal começar a escrever textos otimizados?
Conforme prometido no início da leitura deste artigo, chegando ao final do texto você sabe como atrair leads e atender a demanda do usuário nas buscas online.
Que tal começar a escrever textos otimizados já que agora que você conhece as principais funções de um redator SEO?
Aprenda a trabalhar como redator SEO
Portanto, o próximo passo é conhecer um método que te ajude a criar artigos otimizados, do zero, desde as pesquisas pelas palavras-chaves mais indicadas, até a conclusão do artigo.
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