A tecnologia baseada em big data vem trazendo benefícios para diferentes setores, entre eles, a indústria farmacêutica.

Principalmente ao otimizar processos, obter e disponibilizar informações em tempo real, gerando melhores resultados para todos os envolvidos.

Por exemplo, esta ferramenta pode ajudar gestores a tomarem melhores decisões estratégicas como o desenvolvimento de medicamentos.

Além disso, a análise de big data facilita a identificação de padrões ocultos ​​para análises informativas sobre diferentes aspectos.

Ou seja, as empresas farmacêuticas que adotam a orientação por dados, conseguem ter melhores resultados em diferentes procedimentos de negócios.

Para que você entenda como o big data se aplica à indústria farmacêutica, leia este conteúdo até o final e saiba mais sobre os seguintes aspectos:

 

  • Descobrindo novos remédios
  • Ensaios e testes clínicos
  • Medicamentos personalizados
  • Pesquisa para novos medicamentos
  • Vendas e marketing

Como big data se aplica à indústria farmacêutica

Descobrindo novos remédios

O método usado para descobrir novos medicamentos tem como base os testes de diferentes compostos vegetais e animais, o que exige tempo e recursos.

Nesse sentido, medicamentos importantes para o tratamento de doenças como a esclerose precisaram de tempo antes de chegar ao balcão das farmácias.

A partir do big data, as companhias do setor farmacêutico conseguem detectar quais os compostos com maior probabilidade de aprovação.

Ou seja, os pesquisadores usam modelos para simular como cada composto pode reagir ao corpo humano. 

Além disso, os dados de estudos clínicos anteriores contribuem com a prevenção de melhores resultados para os pacientes.

Ensaios e testes clínicos

Ao testar um medicamento ou um tratamento específico para as pessoas, as empresas farmacêuticas enfrentam desafios para recrutar os pacientes certos.

Principalmente porque a triagem acontece de forma manual, onde os médicos precisam revisar toda a lista de pacientes elegíveis para determinado medicamento.

A partir do uso de sistemas de big data, este recrutamento de pacientes se torna mais eficaz porque revelam detalhes médicos de cada pessoa.

Assim, os ensaios clínicos se tornam mais curtos e, consequentemente, menos custosos para as companhias. 

Por outro lado, a gestão baseada em dados pode usar registros médicos como fonte para seus ensaios clínicos, minimizando erros.

Medicamentos personalizados com big data

Atualmente a medicina de precisão vem crescendo e o big data facilita o diagnóstico e o tratamento com base em dados de composição genética do paciente.

Junto a isso, a análise de dados considera fatores ambientais e padrões de comportamento para desenvolver medicamentos personalizados realmente eficientes.

Portanto, a vantagem do big data na medicina de precisão é oferecer tratamentos mais assertivos em relação aos remédios mais comuns.

Pesquisa para novos medicamentos

Ao realizar uma pesquisa para desenvolvimento de medicamentos, as empresas farmacêuticas precisam coletar um grande volume de dados.

O big data facilita o armazenamento e consegue separá-los por diferentes estágios dentro da cadeia de valor sobre cada informação. 

Desde a descoberta de medicamentos até o seu uso pelos pacientes, o sistema de dados identifica quais as fontes mais adequadas antes de integrar esses dados. 

Ou seja, os gestores conseguem obter insights sobre possíveis medicamentos embasados por dados clínicos. 

Logo, as indústrias do setor farmacêutico passam a desenvolver medicamentos mais eficazes e com efeitos colaterais mais brandos para os pacientes.

Vendas e marketing

Além de tudo o que vimos neste artigo, o big data na indústria farmacêutica contribui com o setor de vendas e marketing. 

Principalmente porque os gestores podem avaliar o desempenho a partir da localização de sua equipe e o número de vendas na região. 

Por outro lado, as empresas elaboram melhores estratégias de marketing com base em dados sobre o comportamento do público, por exemplo.

Como aplicar o big data na sua empresa?

Agora você já sabe como a tecnologia de big data pode melhorar os processos da indústria farmacêutica, certo? 

Para saber mais sobre como desenvolver soluções de big data precisas para o seu negócio, fale com a Neoway.