Há cerca de um ano, quem pensaria que hoje, 2021, a cyber security estaria em voga para empresas que atuam em diferentes mercados?

Certamente o motivo para a maior procura por este serviço se deve ao aumento da demanda por tecnologia em todo o mundo.

Muitas empresas precisaram adotar a tecnologia digital, principalmente para manter-se próxima do seu consumidor, cada vez mais hiperconectado.

Por exemplo, você conhece uma pessoa que não tenha começado a usar mais os serviços online e esteja menos tempo conectado do que antes do isolamento social?

Provavelmente não, certo? E isto acontece porque as inovações tecnológicas deixaram o papel de coadjuvante e tornaram-se atores principais.

Quanto maior a necessidade de se conectar, mais rapidamente as empresas  aceleram a transformação digital nas suas operações.

Nesse sentido, ao mesmo tempo em que o mercado se digitaliza, os crimes e invasões em sistemas também aumentam na mesma proporção.

E aí entra a cyber security, ou segurança cibernética, que garante o bom andamento das operações no ambiente online.

O que esperar da cyber security em 2021

Diante deste cenário de aceleração da tecnologia nas empresas, o papel do gestor é estar por dentro do que pode acontecer daqui para frente.

Por isso, neste artigo reunimos as principais abordagens sobre segurança cibernética e os riscos que os líderes e gestores precisam se atentar em 2021.

 

Dispositivos próprios (BYOD)

O termo Bring Your Own Device, em português, traga seu próprio dispositivo, tem se intensificado à medida que cresce o modelo de trabalho remoto.

Ao utilizar smartphones, computadores, tablets ou outros dispositivos sem o monitoramento de um sistema de cyber security, a chance de ataques aumenta.

E foi este o caminho feito pelos criminosos virtuais, aproveitando as mudanças drásticas para violar a segurança nas empresas. 

Certamente, esta mudança na estrutura operacional corporativa torna as organizações mais vulneráveis a ameaças internas e externas.

Ou seja, cada vez mais os gestores precisam reconsiderar a estratégia de segurança sabendo que os ciberataques continuarão evoluindo.

Ataques em nuvem

A computação em nuvem também tem se tornado outra medida adotada por muitas empresas depois das mudanças proporcionadas pelo isolamento social.

Ao transferir todos os dados para um ambiente 100% digital, cabe aos gestores entender a necessidade de um sistema seguro para impedir invasores.

A partir da busca pela migração para a nuvem crescer cada vez mais, juntas aparecem as ameaças e desafios de cyber security. 

Principalmente por causa de erros de configuração de armazenamento, visibilidade reduzida e controle precário do sistema.

Como preparar o seu negócio com cyber security

Talvez a principal arma das empresas para evitar problemas seja detectar rapidamente os ataques antes mesmo de entrar na base de dados.

Porém, saiba que os cibercriminosos evoluem suas técnicas e, por isso, os métodos tradicionais não trazem a segurança necessária. 

Automação

Nesse sentido, a automatização do sistema de cibersegurança consegue realizar testes de segurança contínuos para detectar diferentes tipos de ataques.

Além disso, cada ameaça ao sistema ativa a proteção que, por sua vez, aprende a defender ataques semelhantes, assim como ameaças desconhecidas.

A automação também traz segurança para empresas a partir da prevenção em tempo real, testes de penetração, varrimento de vulnerabilidades, gestão de patches, etc.

Cyber security com a Viceri

Somos uma Tech Company que pode ajudar sua empresa a se tornar protagonista na era da transformação digital. 

Conheça nossas soluções inovadoras em TI para transformar negócios. Fale com a Viceri.