Os projetos de arquitetura pensados para promover o bem estar físico e mental das pessoas têm como base a neuroarquitetura.

Nunca ouviu falar deste termo? 

Trata-se de mais uma tendência em alta neste mercado que chega com ideias inovadoras para as construções modernas.

Ou seja, esta é uma forma de criar projetos inteligentes que oferecem ambientes físicos humanizados e cada vez mais funcionais.

Por isso, começa a ampliar seu alcance no Brasil e no exterior com espaços construídos com foco na estética e na funcionalidade do projeto.

Mas, você sabe como isso influencia o mercado de arquitetura de uma forma geral?

Neste artigo, nosso objetivo é entender a neuroarquitetura e saber como ela influencia os espaços comerciais.

Para isso, vamos responder às questões mais essenciais:

  1. O que é a neuroarquitetura?
  2. Qual o impacto na arquitetura das empresas? 
  3. Como aplicar no seu negócio?

O que é neuroarquitetura?

Na prática, esse conceito aplica a neurociência na arquitetura.

Em outras palavras, significa considerar como funciona o cérebro das pessoas antes de desenvolver um projeto.

De forma ainda mais simples, podemos dizer que os ambientes passam a fornecer experiências mais saudáveis a quem usa o espaço.

Tudo sempre com base em estudos científicos como exames de ressonância magnética e eletroencefalograma, que indicam padrões de comportamento.

Por exemplo, alguns gatilhos ativam diferentes regiões do cérebro na arquitetura, como as cores, texturas e luzes.

Nesse caso, o papel da neuroarquitetura é entender como um espaço influencia os processos mentais.

Impacto na neuroarquitetura das empresas

Na verdade, este conceito serve para diferentes estruturas físicas.

O objetivo de melhorar a qualidade de vida de quem vive ou passa parte do dia nele inclui casas, escolas e hospitais, além das empresas.

Nos ambientes empresariais, a busca cada vez maior por este modelo tem como foco principal melhorar o desempenho e incentivar a criatividade.

Principalmente para ampliar a capacidade e o desempenho dos colaboradores.

Por isso, a demanda cresce no segmento empresarial.

Com destaque para lojas, escritórios e, agora, espaços para home office.

Para ficar mais claro, vamos aprofundar o assunto mostrando alguns aspectos que a ciência pode influenciar a arquitetura em prol da experiência do consumidor.

As principais são:

  • Layout
  • Iluminação
  • Cores
  • Acústica

Layout

De acordo com os estudos da neurociência, as pessoas adquirem hábitos a partir do layout do espaço em que vivem ou trabalham.

Por isso, lugares que mantêm uma configuração igual por muito tempo influenciam neste aspecto.

Nesse sentido, as empresas devem investir em novas configurações do layout.

Isto inclui uma nova decoração do ambiente ou a reorganização dos móveis e objetos.

Assim, conseguimos aguçar a percepção e gerar novas emoções, sentimentos e atitudes, tanto no local de trabalho, quanto em casa.

Iluminação

A influência da luz em um projeto de arquitetura pode acontecer de forma natural ou artificial.

Você sabia que usar a luz do sol em ambientes de trabalho ou em residências influencia diretamente o ânimo e o humor das pessoas?

Por outro lado, a luz artificial pode influenciar de duas formas diferentes, pelas lâmpadas frias ou quentes.

Basicamente, a luz fria cria um estado de alerta na mente das pessoas e isso pode ajudar a manter o foco, assim como traz clareza para os pensamentos.

Ainda de acordo com o conceito, as luzes quentes têm outro papel nos ambientes físicos.

Sua principal influência é trazer a sensação de tranquilidade e relaxamento para os funcionários ou moradores.

Por isso, se torna muito comum em diferentes pontos do projeto, como salas de espera de empresas ou salas de estar de residências.

Cores

Certamente, as cores conseguem estimular nosso cérebro de maneiras diferentes.

Principalmente quando consideramos um projeto de arquitetura e decoração.

Por causarem grande impacto em nosso cérebro, as cores usadas em cada ambiente fazem a diferença sobre como as pessoas se sentem naquele lugar.

Seja a tinta usada na parede ou nos móveis.

Por exemplo, os tons de cores mais claras podem funcionar melhor para favorecer a concentração, além da sensação de ampliação do espaço.

As cores mais vibrantes favorecem a criatividade, enquanto as mais escuras mostram ambientes mais sóbrios. 

Acústica

Ambientes barulhentos ou silenciosos podem influenciar diretamente o desempenho dos profissionais de uma empresa.

O trabalho realizado nestes espaços é encontrar o conforto auditivo que esteja de acordo com as características de cada lugar.

Por exemplo, ao praticar exercícios em uma academia, uma música ambiente aumenta ou diminui a motivação?

Aplicando a neuroarquitetura na sua empresa

Percebeu as possibilidades que este conceito oferece para o seu negócio? 

Seu projeto também pode estimular e atender às necessidades dos usuários, sabia?

Entre em contato e tire suas dúvidas agora mesmo.