Sabe quando a gente entra em uma loja do varejo e encontra tudo o que procuramos? Acredite, não é mágica… isso se chama trade marketing.
Porém, não pense que ele se resume apenas a isso.
Trata-se de uma estratégia que envolve duas empresas: a que oferece o produto e a que vende para o consumidor final.
Esse setor inclui outros conceitos que têm como objetivo principal aumentar as vendas dentro de um estabelecimento comercial.
Ou seja, para atingir os resultados esperados, o trade marketing trabalha com a exposição estratégica de produtos nos pontos de venda.
Desta forma a loja consegue criar um ambiente favorável onde o consumidor visualiza prateleiras, gôndolas e os produtos com mais facilidade.
Mais do que isso, essa estratégia mostra o que faz sentido para cada loja e o impacto de cada produto no público-alvo.
Sem dúvida, um dos pilares do trade é o relacionamento entre a indústria e os pontos de venda, sabia?
Principalmente porque as conexões positivas com os varejistas representam um lugar de destaque para o produto no ponto de venda.
Para entender melhor tudo sobre esse universo, continue lendo esse artigo.
O que é o Trade Marketing?
Conforme a introdução deste texto, estamos falando de uma estratégia específica entre distribuidores e lojistas.
Ao criar uma relação de parceria, ambos os lados conseguem atingir seus objetivos.
Mas, como funciona essa parceria?
Para as indústrias e produtores, a exposição de seus produtos nos melhores varejistas é o que mais importa, já que aumenta as chances de conseguir bons resultados.
Por isso, não é uma questão de quantidade de lojas, mas sim de expor produtos onde faz sentido, nos PDVs alinhados à proposta da empresa.
Ao mesmo tempo, essa estratégia ajuda a fortalecer uma marca a partir de aspectos básicos, como:
- presença nos pontos de venda onde há demanda pelo produto
- exposição assertiva nos pontos de venda
- divide espaço com grandes marcas concorrentes
- ações que despertam a curiosidade no consumidor como degustação, demonstração, amostra grátis, materiais com maior apelo visual, etc.
Ou seja, a exposição dentro dos pontos de venda é fundamental, assim como a forma com que são posicionados nas lojas.
Desta maneira, a indústria consegue atrair a atenção do consumidor e ativar as vendas desses produtos de forma mais efetiva.
Vantagens do Trade Marketing
Sem dúvida, hoje vivemos um mundo praticamente todo digital, não é mesmo?
Entretanto, para algumas empresas nem sempre o ambiente online oferece tudo o que elas precisam para atingir seus objetivos.
Isso acontece com empresas que precisam investir na exposição do seu produto em lojas físicas, em suas prateleiras e gôndolas.
E essa estratégia traz diferentes vantagens para produtores e indústrias, assim como para os varejistas, como veremos a seguir.
Maior fatia no mercado
Que empresa não busca dominar o mercado em que atua?
A busca pela maior fatia do bolo se faz construindo uma relação com os melhores varejistas para fazer a exposição do produto.
Claro que isso inclui outras ações de marketing, mas o trade é decisivo para que o seu produto seja o escolhido pelo consumidor dentro da loja.
Aumento das vendas
Em ambos os lados dessa estratégia, o objetivo principal é vender, certo?
Quando a relação entre PDV e indústria é bem feita, certamente o resultado aparece em mais vendas.
Enquanto a indústria procura pelo local certo para expor o seu produto, por outro lado o varejista precisa de mercadorias que tenham bons índices de vendas.
Assim, o trade marketing consegue atender às duas demandas e traz resultados para os dois.
Percepção do público sobre o produto
Outra vantagem é a relação direta com o consumidor e a percepção dele em relação à marca exposta.
Isto é, quanto mais interessante for a exposição de um produto no PDV, melhor será a percepção do público sobre o produto.
E isso vale tanto para produtos novos quanto para aqueles que já estão consolidados no mercado.
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