Sabe quando a gente entra em uma loja do varejo e encontra tudo o que procuramos? Acredite, não é mágica… isso se chama trade marketing.

Porém, não pense que ele se resume apenas a isso.

Trata-se de uma estratégia que envolve duas empresas: a que oferece o produto e a que vende para o consumidor final.

Esse setor inclui outros conceitos que têm como objetivo principal aumentar as vendas dentro de um estabelecimento comercial.

Ou seja, para atingir os resultados esperados, o trade marketing trabalha com a exposição estratégica de produtos nos pontos de venda.

Desta forma a loja consegue criar um ambiente favorável onde o consumidor visualiza prateleiras, gôndolas e os produtos com mais facilidade.

Mais do que isso, essa estratégia mostra o que faz sentido para cada loja e o impacto de cada produto no público-alvo.

Sem dúvida, um dos pilares do trade é o relacionamento entre a indústria e os pontos de venda, sabia?

Principalmente porque as conexões positivas com os varejistas representam um lugar de destaque para o produto no ponto de venda.

Para entender melhor tudo sobre esse universo, continue lendo esse artigo.

O que é o Trade Marketing?

Conforme a introdução deste texto, estamos falando de uma estratégia específica entre distribuidores e lojistas.

Ao criar uma relação de parceria, ambos os lados conseguem atingir seus objetivos.

Mas, como funciona essa parceria?

Para as indústrias e produtores, a exposição de seus produtos nos melhores varejistas é o que mais importa, já que aumenta as chances de conseguir bons resultados.

Por isso, não é uma questão de quantidade de lojas, mas sim de expor produtos onde faz sentido, nos PDVs alinhados à proposta da empresa.

Ao mesmo tempo, essa estratégia ajuda a fortalecer uma marca a partir de aspectos básicos, como:

  • presença nos pontos de venda onde há demanda pelo produto
  • exposição assertiva nos pontos de venda
  • divide espaço com grandes marcas concorrentes
  • ações que despertam a curiosidade no consumidor como degustação, demonstração, amostra grátis, materiais com maior apelo visual, etc.

Ou seja, a exposição dentro dos pontos de venda é fundamental, assim como a forma com que são posicionados nas lojas.

Desta maneira, a indústria consegue atrair a atenção do consumidor e ativar as vendas desses produtos de forma mais efetiva.

Vantagens do Trade Marketing

Sem dúvida, hoje vivemos um mundo praticamente todo digital, não é mesmo?

Entretanto, para algumas empresas nem sempre o ambiente online oferece tudo o que elas precisam para atingir seus objetivos.

Isso acontece com empresas que precisam investir na exposição do seu produto em lojas físicas, em suas prateleiras e gôndolas.

E essa estratégia traz diferentes vantagens para produtores e indústrias, assim como para os varejistas, como veremos a seguir.

Maior fatia no mercado

Que empresa não busca dominar o mercado em que atua?

A busca pela maior fatia do bolo se faz construindo uma relação com os melhores varejistas para fazer a exposição do produto.

Claro que isso inclui outras ações de marketing, mas o trade é decisivo para que o seu produto seja o escolhido pelo consumidor dentro da loja.

Aumento das vendas

Em ambos os lados dessa estratégia, o objetivo principal é vender, certo?

Quando a relação entre PDV e indústria é bem feita, certamente o resultado aparece em mais vendas.

Enquanto a indústria procura pelo local certo para expor o seu produto, por outro lado o varejista precisa de mercadorias que tenham bons índices de vendas. 

Assim, o trade marketing consegue atender às duas demandas e traz resultados para os dois.

Percepção do público sobre o produto

Outra vantagem é a relação direta com o consumidor e a percepção dele em relação à marca exposta.

Isto é, quanto mais interessante for a exposição de um produto no PDV, melhor será a percepção do público sobre o produto.

E isso vale tanto para produtos novos quanto para aqueles que já estão consolidados no mercado.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Quer saber mais sobre como aplicar essa estratégia no seu negócio? Fale com nossa equipe. Acesse https://colmeiaprint.com.br.