O trade marketing é uma estratégia que as empresas usam para destacar produtos no PDV e atrair a atenção dos consumidores.

Entretanto, não basta apenas colocar um produto em destaque dentro da loja e esperar que a mágica das vendas aconteça, não é?

Ou seja, precisamos planejar cuidadosamente as ações para que a estratégia tenha o resultado esperado.

Tanto a indústria quanto a empresa varejista precisam atingir suas metas de vendas e isso requer planejamento.

Mas, muitos empresários não sabem exatamente como desenvolver uma estratégia eficiente de trade marketing.

Por isso, esse artigo traz um passo a passo que mostra como planejar uma ação no ponto de venda.

Se você quer saber como criar esse tipo de ação de maneira eficiente e assertiva dentro da sua loja, acompanhe esse artigo até o final.

Planejamento de trade marketing

A primeira coisa que temos que entender sobre esse planejamento é que precisamos inovar para se destacar dos concorrentes.

Isto é, buscar formas diferentes de apresentar um produto ou serviço para o consumidor final.

Assim, a indústria consegue mostrar de forma clara para os varejistas qual o valor dos seus produtos para que eles possam atrair o cliente dentro da loja.

Além disso, com um planejamento eficiente as marcas conseguem definir o tempo da ação, as metas e o custo para a empresa que detém a marca.

Ao mesmo tempo, a ação precisa surpreender o consumidor fazendo com que ele sinta a vontade de comprar e se torne um cliente fiel e recorrente.

Nesse cenário, precisamos entender também como aplicar o planejamento, etapa por etapa, para atingir o retorno esperado.

Como aplicar um planejamento de trade marketing de sucesso

Se você pensava que o planejamento das ações no trade tem uma fórmula pronta que serve para todas as marcas e tipos de produto, engano seu.

Atualmente, o mercado é mais dinâmico e o interesse do consumidor muda a todo momento.

Por isso, o passo a passo que mostraremos a seguir envolve medidas básicas que podem ser consideradas independente do produto, certo?

Pesquise sobre o mercado

A primeira etapa de um planejamento eficiente é a pesquisa de mercado.

Isto é, precisamos entender e identificar quem são os principais concorrentes do seu produto no PDV.

Assim como conhecer os maiores desafios para se diferenciar das outras marcas e, claro, o perfil ideal de varejistas para o seu produto.

Uma das formas mais eficientes de responder essas questões é participar de eventos e feiras voltadas para o varejo, sabia?

Desta forma, conseguimos criar conexões com as empresas do mesmo setor, além de conhecer de perto como a concorrência age, não é mesmo?

Sem contar que você terá maior entendimento sobre o seu público-alvo e ainda consegue mapear possíveis obstáculos.

Defina os objetivos

A etapa seguinte à pesquisa é definir os objetivos da ação dentro da estratégia de trade marketing.

Em outras palavras, hora de colocar a mão na massa.

Isso significa estabelecer o valor do investimento, objetivos em curto, médio e longo prazos, canais, etc.

Além disso, entender quem é o consumidor, suas necessidades, e o mesmo vale para o cliente, nesse caso, o varejista.

Encontre um padrão

No trade nós lidamos com ações de propaganda e publicidade que atraem o consumidor final e, por isso, é essencial padronizar essas ações.

Ou seja, o consumidor reconhece a marca em diferentes pontos de venda por conta de um padrão de branding onde quer que o produto seja exposto.

Dentro da padronização, consideramos layout, quantidade exposta no PDV, materiais de divulgação, degustação, etc.

O mesmo padrão também vale para as lojas em que os produtos serão expostos.

Isto é, procure parcerias com lojistas com características semelhantes e evite mesclar as ações em varejistas com estrutura e modelo de negócio diferentes.

Métricas de acompanhamento

Sem dúvida, toda ação precisa ter um acompanhamento e, para isso, usamos diferentes métricas.

Essa é a melhor forma de perceber os resultados e de avaliar se aquela ação teve ou não sucesso na sua execução.

A melhor forma de saber se o investimento teve efetividade é através de métricas e indicadores que avaliam os resultados da ação.

Ao mesmo tempo, conseguimos identificar quais os pontos fortes e fracos da estratégia para melhorar ou corrigir o que for preciso.

Trade Marketing mais inteligente

Percebe como o planejamento do trade marketing tem o poder de tornar a estratégia mais inteligente?

Certamente, com essas dicas você pode conseguir resultados relevantes para o seu negócio, não acha?

Tem alguma outra dica para acrescentar? Deixe um comentário.