Há oito anos o Instagram mudou a forma como as pessoas tiram fotos do seu dia a dia. Desde 2010 compartilhar essas fotos se tornou mais divertido com a chegada do aplicativo.

Porém, a diversão aos poucos foi ganhando novas funções que permitiram cada vez mais interatividade entre os usuários.

Não demorou muito para que o Instagram seguisse os passos de outras plataformas passando a oferecer posts patrocinados e, aos poucos, foi ganhando seu espaço na estratégia de Marketing Digital das empresas.

Atualmente a plataforma foi comprada por Mark Zuckerberg e hoje conta com mais de um bilhão de perfis ativos, ou seja, mais uma grande oportunidade para as empresas expandirem seu alcance na internet. 

Em algumas pesquisas o Instagram aparece em segundo lugar entre as redes sociais mais acessadas, atrás apenas do Facebook.

Hoje no Brasil e no mundo muitas empresas encontram motivos de sobre para anunciar seus produtos para os usuários do Instagram e neste eBook você vai aprender como aproveitar todo o potencial da plataforma para o seu negócio.

Boa leitura!

Números do Instagram

Além das fotos tradicionais de animais de estimação, atividades ao ar livre, lugares paradisíacos e pratos de comida de dar água na boca o Instagram é uma plataforma onde os usuários buscam conteúdos que ajudem a tomar decisões de compra. 

Dados da companhia mostram que a plataforma conta com mais de 2 milhões de empresas anunciantes em todo o mundo e 60% dos seus usuários encontram novos produtos visualizando Stories e posts do Instagram.

Por falar nos famosos “Stories”, segundo a empresa de Zuckerberg, uma em cada três visualizações neste espaço são de conteúdos gerados por empresas.

Instagram para negócios

Desta forma, usar a ferramenta para alavancar os negócios tem sido cada vez mais comum em estratégias de Marketing Digital.

Por isso, o aplicativo oferece uma plataforma exclusiva para empresas onde é possível conhecer o perfil dos seus seguidores.

Mais do que anunciar produtos ou serviços o Instagram permite que os perfis comerciais tenham acesso ao alcance e engajamento de suas publicações.

Além disso, a ferramenta pode fornecer ao gestor dados como idade, gênero, local, assim como horário e dias em que eles mais acessam o Instagram.

Perfil comercial do Instagram

Antes de começar a usar o Instagram para o seu negócio é necessário alguns pré-requisitos por parte do anunciante.

A primeira exigência é que o seu perfil no Instagram tenha no mínimo 100 seguidores e esteja conectado a uma fanpage no Facebook.

A partir daí é preciso alternar o perfil no Instagram para o modelo comercial oferecido pela plataforma e começar a trabalhar com suas ferramentas.

Entendendo o algoritmo do Instagram

Para cada exibição feita por perfis empresariais no Instagram a ferramenta considera os seguintes fatores: 

  1. curtidas e comentários
  2. interações com usuários
  3. horário
  4. formato de conteúdo

Dicas importantes de uso

Vídeos – Aposte neste formato para atrair a atenção dos seus seguidores e de outros usuários.

Use botões – Não deixe de incluir nas suas publicações o famoso Call-to-Action, aquele botão que vai levar o usuário para o onde você quiser.

Hashtags – Use e abuse das hashtags porque elas servem para identificar um assunto, um lugar, assim como eventos, promoções, entre outros termos. Ao usar as hashtags procure pelas que têm maior volume de publicações.

Parcerias – procure fazer parcerias com outras empresas e até mesmo com influenciadores digitais, aqueles usuários com centenas de milhares de seguidores no Instagram que conseguem atingir um grande número de pessoas.

Perfil – Todos perfil comercial precisa apresentar um resumo sobre a empresa e não deixe de incluir um link encurtado ou o endereço da plataforma online da empresa.

Visual – Certifique-se de que seus visitantes e seguidores consigam identificar rapidamente qual a proposta da empresa.

Imagens – Não poupe qualidade nas imagens usadas em suas publicações porque no Instagram esse é o carro-chefe.

Conte histórias – Aproveite que a ferramenta oferece legendas para inserir nas imagens e construa a história da sua empresa, do seu produto, com fotos, vídeos e textos.

Explorando o “Stories” profissionalmente

A partir de 2016 o Instagram passou a oferecer a ferramenta Stories e logo ela passou a ser usada para mostrar vídeos e fotos do cotidiano, sem os recursos de retoques como as publicações nos perfis. 

Desta forma algumas empresas apostam no Stories como uma ferramenta que leva conteúdo para os usuários sobre os bastidores da organização, promoções, ou então apresentar transmissões ao vivo de qualquer lugar.

Outra forma de utilizar o Stories profissionalmente é promover sorteios de brindes em troca de comentários e novos seguidores. Mas lembre-se de que é preciso conhecer o regulamento e as regras da Caixa Econômica Federal para promoções assim como da própria plataforma.

Aproveite o Stories para tirar dúvidas dos seguidores de forma divertida e interativa com a ferramenta sticker, onde é possível que o usuário envie uma pergunta. Além de se aproximar dele as questões podem se transformar em conteúdo para próximas publicações. 

O Stories do Instagram também faz transmissão de vídeos e fotos em tempo real. Depois de compartilhado no Stories o conteúdo desaparece após 24 horas. Esta funcionalidade possibilita conversas em grupo, entrevistas e webinars, ou seja, mais possibilidades de negócios em diferentes canais na mesma plataforma.

Os GIFs também ajudam a engajar as publicações de empresas desde que usadas de forma coerente com o conceito da marca.

Esses formatos de imagem com animação tornam qualquer conteúdo mais divertido e interessante para os seguidores.

Também é possível carregar vídeos longos usando um aplicativo que permite a publicação de vídeos com até uma hora de duração no Instagram Stories. Esta ferramenta está disponível desde meados de 2018 apenas para gravações feitas no formato vertical.

Aplicando o Instagram Shopping ao seu negócio

Assim como o Google, o Instagram também oferece o recurso de compras onde as empresas podem marcar os produtos em suas publicações onde os links direcionam os seguidores para a página de um produto.

Esta ferramenta consegue facilitar a busca dos consumidores já que oferece acesso fácil a informações sobre esses itens.

Para cada publicação de imagem no Instagram Shopping o gestor pode marcar até cinco produtos, adicionar filtros e legendas.

No Instagram Shopping os anúncios também podem ser feitos no formato Carrossel, onde a empresa pode adicionar fotos e vídeos que serão exibidos no Stories dos seguidores e usuários.

Usando as Hashtags para faturar

Seguir hashtags é uma boa fonte de conteúdo e a melhor maneira de encontrar pessoas que tenham interesses compatíveis com o negócio. 

Ao seguir uma hashtag todos os posts feitos com ela serão exibidos no feed e nos Stories do seu perfil.

As hashtags também servem para a sua empresa ser encontrada em buscas feitas por elas a partir de usuários da plataforma. Para isto basta adicionar hashtags nas publicações, mas certifique-se de que estejam relacionadas com o negócio e com o conteúdo que será utilizado no post.

Anunciando no Instagram Ads

Esta é a plataforma de anúncios do Instagram com posts patrocinados em formatos de imagens estáticas, carrossel e vídeos curtos.

Ideal para estratégias segmentadas para geração de cliques, download de aplicativos, visualizações e conversões em geral.

A ferramenta também serve para direcionar os usuários para um endereço com o objetivo de gerar tráfego.

Para criar anúncios no Instagram Ads é preciso criar ou já ter cadastro no gerenciador de negócios do Facebook.

Entre os filtros que podem ser aplicados aos anúncios como forma de segmentação, os principais são:

  • Gênero
  • Idade
  • Localização
  • Interesses gerais e de consumo
  • Dispositivos
  • Dados pessoais como estado civil e preferências
  • Histórico dos usuários

Agora você aprender como fazê-los na prática utilizando o Gerenciador de Anúncios do Facebook.

O primeiro passo é saber qual o objetivo do seu anúncio assim como batizar a sua campanha com um nome que será usado para identificar relatórios e notificações da plataforma.

Depois de configurar o link de destino dos anúncios o usuário terá que definir o perfil que receberá seu anúncio através da segmentando.

O próximo passo inclui especificar onde os anúncios serão exibidos e as opções são: Facebook, Instagram ou Audience Network. Lembre-se de que se você busca fazer anúncios apenas para a plataforma Instagram será preciso selecionar a opção Stories ou Feed, ok?

Já a seção “Orçamento e programação” é onde os anunciantes informam quanto vão investir e qual será o período de duração dos anúncios.

Em seguida, a seção “Formato” aparece para que seja escolhido um dos modelos de anúncios do Instagram Ads: carrossel, imagem única, vídeo único, apresentação multimídia ou coleção.

Em casos de usuários de primeira viagem a ferramenta precisa obter os dados e informações referentes ao pagamento dos anúncios.

Com sua campanha pronta, restará ao gestor acompanhar de perto e em tempo real os resultados obtidos. Para isso é necessário monitorar todos os comentários que serão gerados e manter os anúncios alinhados com o objetivo principal da sua empresa.

Nova plataforma para negócios

Neste eBook você percebeu que o Instagram não é apenas um aplicativo que edita e compartilha fotos. São mais de 1 bilhão de usuários em todo o planeta que hoje usam freneticamente os recursos deste aplicativo para contarem suas histórias e isso é uma fonte inesgotável de oportunidades para as empresas que usam o Instagram para Negócios.

Desta forma as empresas anunciantes contam com análises de desempenho das suas publicações assim como sobre o comportamento dos seguidores. Estas informações ajudam a adequar a produção de conteúdo de forma que seja cada vez mais atrativo e interessante para o público-alvo

Todos os recursos oferecidos pelo aplicativo como hashtags, stickers, enquetes, entre outros, são responsáveis pelo aumento no alcance da sua estratégia.

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