Um a cada quatro brasileiros considera o preço como fator mais determinante para suas compras durante a Black Friday. Em segundo lugar, o consumidor avalia a qualidade dos produtos e, para este ano, os produtos de beleza e perfumaria estão na mira dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa feita pelo Google para entender o cenário da Black Friday deste ano no Brasil, das 1.800 pessoas que responderam a pesquisa em julho, dois terços, ou 1200 delas, têm a intenção de fazer compras durante o período. 

Ao todo foram analisadas 20 categorias de produtos e 16 delas tiveram aumento na intenção de compra, como beleza e perfumaria que cresceu 18% em relação a 2022. As outras categorias que tiveram crescimento nas intenções de compra para este ano são: eletrodomésticos (10%); eletroportáteis, equipamentos de áudio e vídeo (9%); roupas, acessórios e calçados esportivos (7%); e móveis e calçados (5%).

De acordo com Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo no Google Brasil, o brasileiro, de forma geral, está otimista e as categorias em crescimento para a data não são as mais tradicionais, como a de eletrônicos, por exemplo. Para o líder de produtos de performance do Google Brasil, Rodrigo Paoletti, cada consumidor precisa ter a sua Black Friday e a inteligência artificial faz a empresa estar preparada para as jornadas cada vez mais imprevisíveis e entender o melhor momento de se conectar com o consumidor.