Você tem um negócio, quer obter ainda mais sucesso por meio da internet, mas ainda não sabe como iniciar no marketing digital? Esse texto é pra você.

Antes de tudo, sabemos que a tecnologia é responsável pela mudança de vida de milhares de pessoas e têm gerado diversas oportunidades aos pequenos, médios e grandes empreendedores de todo o planeta.

Nesse sentido, entender como começar no marketing digital é fundamental para a sobrevivência do seu negócio, portanto neste artigo você irá entender quais são os primeiros passos e quais ferramentas irão te ajudar a atingir seus objetivos.

Boa leitura.

Por que iniciar no Marketing Digital?

Em primeiro lugar, você sabia que pode adentrar neste universo sem precisar ser um expert no assunto e sem precisar aplicar uma verba de milhões para isso?

As vantagens de começar no marketing digital são inúmeras, mas vou listar os 3 principais motivos pelos quais você deve iniciar este projeto o mais rápido possível:

1) Alcance

Atualmente as estratégias e ferramentas de marketing digital dispõem de particularidades que a mídia tradicional não é capaz de ofertar às empresas, como por exemplo: a possibilidade de alcançar todos os cantos do mundo com o seu produto ou serviço.

2) Conexões

As plataformas existentes incentivam a interação do cliente com a marca/produto/serviço comercializado. Isso possibilita maior recebimento de feedbacks com sugestões ou reclamações dos clientes, orientando os próximos passos do seu negócio.

Além disso, ter uma presença digital bem estabelecida é, para o consumidor, uma espécie de selo de credibilidade.

3) Métricas

Outro ótimo motivo para iniciar no marketing digital, é a possibilidade de coletar informações profundas e detalhadas sobre o comportamento e os interesses do seu público consumidor, possibilitando o planejamento de estratégias totalmente personalizadas.

Por onde começar no marketing digital?

Antes de tudo, é fundamental definir previamente a sua persona (perfil do consumidor) e qual o seu objetivo na internet, como por exemplo: vender mais, fortalecer sua marca ou se conectar com o seu público.

Em seguida, você precisa definir se há ou não algum orçamento disponível para ser investido no começo do projeto. Esse passo guiará seu planejamento que pode contar com dois tipos de tráfego: o orgânico e o pago. 

Entenda:

Tráfego orgânico

É uma ótima forma para começar desbravar o ambiente digital e também para quem não pretende investir nenhuma verba a princípio.

É uma estratégia que consiste na criação de conteúdo direcionado para a sua persona, utilizando palavras chave e técnicas de SEO para que apareçam na pesquisa feita nos sites de busca.

Você verá os resultados a longo prazo, portanto é uma estratégia que exige consistência e você pode aplicá-la utilizando as seguintes ferramentas:

Redes sociais

Crie conteúdos rápidos para tirar duvidas, dar dicas e informar sobre seu produto ou serviço. Utilize todos os formatos de postagem (fotos e vídeos) para enriquecer ainda mais a sua página.

Aproveite também para interagir com o público respondendo os comentários e mostrando a rotina do seu negócio nos stories.

Blog

Perfeito para conteúdos mais densos, é uma ótima ferramenta para te ajudar a aparecer nos primeiros resultados dos mecanismos de busca.

Site

Assim como o blog, precisa estar otimizado para aparecer bem posicionado nos resultados de pesquisa, portanto fique atento à velocidade de carregamento, riqueza de informações e se está adaptado para a versão mobile.

Vlogs e podcasts

Os conteúdos em áudio e vídeo estão cada vez mais sendo favorecidos pelas plataformas, portanto é uma aposta e tanto para este ano.

Aqui você pode variar a densidade do assunto e o tempo de duração do conteúdo.

Tráfego Pago

Para quem quer iniciar no marketing digital investindo dinheiro, é a melhor opção. Os anúncios patrocinados podem garantir resultados de curto a médio prazo e você pode utilizar as seguintes plataformas:

Google Ads | Bing Ads | Yahoo Ads

São anúncios feitos nos sites de pesquisa, ou seja, quando alguém buscar o seu produto ou serviço nestes sites, o anúncio pago garantirá um bom posicionamento da sua página nos resultados.

Facebook Ads | InstagramTik Tok Ads

Nas redes sociais, o anúncio não aparece numa busca por intenção feita pelo comprador e sim por comportamento, ou seja, você alimenta as campanhas com informações sobre sua persona e a inteligência artificial distribui o conteúdo para as pessoas que preenchem tais requisitos.

Youtube

No Youtube o anúncio pode ser disseminado das duas maneiras, por intenção e por comportamento.

Para alavancar ainda mais os seus resultados, o ideal é conciliar as duas formas de tráfego, orgânico e pago.

Depois é só escolher a ferramenta a ser utilizada e botar a mão na massa. Você pode optar por fazer isso no modelo do it yourself (faça você mesmo) ou contratar uma agência de marketing.

Pronto para iniciar no marketing digital?

Definitivamente você já entendeu os principais pontos sobre como iniciar no marketing digital e obter muito sucesso em 2023. 

O segredo é se planejar, ser consistente e buscar aprendizado sempre.

Quer saber com quais estratégias a EDM2 pode te ajudar? Entre em contato e conheça nossos serviços.