Você sabe identificar uma empresa que se preocupa e investe em comunicação interna?

Certamente, se os colaboradores estão satisfeitos, motivados e engajados com a marca que representam, esse é um sinal.

Estamos falando sobre a comunicação que a organização estabelece com seus funcionários e ela é parte estratégica do relacionamento com o público interno.

Isto é, saber como levar as mensagens aos colaboradores motiva e estimula os membros das equipes em suas funções.

Nesse sentido, diversas empresas encontram dificuldade e, muitas vezes, fracassam por falta de comunicação entre os profissionais envolvidos.

Por isso, ao implementar esse tipo de ação em um negócio, a tendência é de que a companhia consiga atingir diferentes objetivos.

Entre eles, podemos destacar:

  • Compartilhar conhecimento entre todos os profissionais
  • Apresentar ações corporativas
  • Gerar engajamento com colaboradores
  • Equipes mais comprometidas a atingir metas
  • Divulgar práticas, políticas, normas, condutas éticas e valores da instituição
  • Promover inclusão social, responsabilidade socioambiental 
  • Ações e medidas de prevenção e cuidados com a saúde

Materiais usados na comunicação interna

Sem dúvida, não faltam opções de material quando falamos do assunto e a escolha acontece de acordo com a realidade de cada organização.

Certamente, muitas pessoas logo associam a comunicação interna ao ambiente digital, mas ela não é só isso.

Na verdade, existem diferentes ferramentas e cada uma tem sua importância para a comunicação entre empresas e profissionais.

Considerando apenas os mecanismos físicos de comunicação interna, alguns passam despercebidos.

Por exemplo, um mural ajuda a melhorar a comunicação entre membros da equipe.

Além de um local para a troca de informações, consegue deixar as metas e estratégias da empresa sempre em destaque.

Porém, para que isso aconteça é necessário encontrar um lugar estratégico e, claro, visível para todos dentro do ambiente de trabalho.

Outro material que costuma fazer parte da comunicação interna é o manual do colaborador, uma espécie de guia pensado para os funcionários novos.

Assim, a empresa consegue apresentar dados com mais detalhes, os benefícios que oferece, seus valores e cultura organizacional.

Além disso, esse material tem a função de mostrar ao novo membro da equipe qual a postura que se espera dele.

Por outro lado, a tecnologia também contribui com esta área das empresas e oferece cada vez mais opções de formatos.

Os displays corporativos funcionam como um canal de TV empresarial, já que as telas digitais trazem mensagens para todos os colaboradores. 

Funciona como mural, porém, digital e oferece versatilidade de mensagens.

Desde campanhas internas, comunicados de ações para os colaboradores, interação entre profissionais funcionários, até notícias, divulgação de cursos, palestras e eventos.

Benefícios para empresa e equipe

Já entendemos o que é e como as empresas fazem da comunicação interna uma ferramenta importante na estratégia.

Agora, convidamos você a conhecer os maiores benefícios que ela pode trazer para empresas de diferentes setores e segmentos.

Os destaques são:

  • Transmite credibilidade e transparência
  • Fortalece a cultura organizacional
  • Favorece a troca de conhecimentos
  • Melhora o ambiente de trabalho
  • Estimula o engajamento dos colaboradores
  • Facilita a comunicação com a(s) equipe(s)

Sem dúvida, o maior embaixador de uma marca ou empresa sempre será quem conhece as entranhas do negócio.

Por isso, quanto mais o colaborador se sente parte da empresa, mais ele se dedica e, consequentemente, melhora os resultados do negócio.

Quer saber mais sobre a comunicação interna e como ela pode melhorar o seu negócio? Fale com nossa equipe.