Você sabia que usar o Linkedin para prospecção é cada vez mais comum?

Certamente, esta rede social é a que mais cresce em relação às estratégias comerciais entre empresas no ambiente digital.

Por isso, quem ainda não criou um perfil está perdendo oportunidades reais de conseguir novos negócios.

Especialmente para a prospecção de clientes porque o LinkedIn é um modelo que facilita a troca de experiências entre profissionais.

Ou seja, no mínimo, a prospecção pode resultar em uma parceria entre o seu negócio e um novo fornecedor, prestador de serviço, etc.

Por outro lado, no melhor dos mundos, você encontra as pessoas certas para melhorar e aumentar os resultados da sua empresa.

Hoje em dia existem quase 50 milhões de usuários brasileiros nesta rede social, e cerca de 1 milhão de empresas.

Em outras palavras, você tem um oceano de oportunidades, não é mesmo?

Porém, é preciso ter cuidado para não tornar uma estratégia de prospecção um inconveniente para quem está do outro lado.

Linkedin para prospecção

Para ajudar na tarefa de usar o Linkedin para prospecção, separamos as dicas mais importantes.

 

  • Perfil completo e atualizado
  • Fazer conexões
  • Usar as ferramentas de pesquisa

Agora, vamos saber como trabalhar cada uma delas em uma estratégia de prospecção.

Perfil completo e atualizado

Assim como em todas as redes sociais, o perfil é o cartão de visitas e, pensando profissionalmente, isso fica ainda mais importante, não é?

No Linkedin, isso também significa maior alcance, sabia? Assim, você consegue aproveitar ainda mais as oportunidades.

“E como faço para ter um perfil de respeito?”. Além do básico (nome, site, e-mail, telefone, etc) você precisa interagir.

Isto é, gerar conteúdo em formatos diferentes mas que tenham relevância para aqueles que você quer impactar.

Além de compartilhar conteúdo, lembre-se de que o Linkedin é uma plataforma que promove a troca de conhecimento e não um currículo digital.

Fazer conexões

Nem todos sabem, mas cada perfil do Linkedin tem uma pontuação e, quanto mais convites aceitos, melhor a visibilidade e sua nota.

Sem dúvida, as conexões funcionam muito bem na prospecção e a primeira coisa a fazer depois de se conectar a alguém é agradecer.

Ao mesmo tempo, esse gesto pode quebrar o gelo e você ganha uma oportunidade para iniciar uma conversa.

A dica é abordar assuntos do interesse daquela pessoa, especialmente em conversas por mensagens, e você pode oferecer conteúdos relevantes para ela.

Saber usar a ferramenta de pesquisa

Em primeiro lugar, precisamos falar que a busca do Linkedin tem filtros que ajudam ainida mais a prospecção.

Por exemplo, pelo ícone de pesquisa da página o usuário encontra diferentes filtros.

  • Palavras-chave
  • Localização (países e/ou por regiões)
  • Setor (segmentos de mercado)

 

Além desses filtros, o campo de pesquisa também pode ser usado de forma estratégica. 

Isto é, para buscas de profissionais por cargos, por exemplo, use “OR” (em português, OU) entre as palavras “diretor”, “diretora”, “gerente”, etc.

O mesmo vale para os termos AND e NOT, onde o primeiro serve para combinar palavras e o segundo para excluir qualquer característica profissional.

Não esqueça disso ao usar o Linkedin para prospecção

Lembre-se de que você não pode fazer uma panfletagem digital pelo Linkedin.

Ou seja, as conexões aceitas não significam sinal verde para você fazer uma propaganda de você ou da sua empresa.

A panfletagem é um erro fatal e, infelizmente, muitas pessoas não conseguem evitar.

O mesmo vale para aqueles que tentam se conectar com diversas pessoas sem saber se elas têm interesse ou não naquilo que oferecem.

E, então, gostou dessas dicas? Tem algo a acrescentar sobre esse assunto? Deixe um comentário.