Durante o período de final de ano os lojistas querem aproveitar as oportunidades de vendas e, para isso, eles planejam cuidadosamente a temporada de descontos.

Historicamente, esse período injeta um novo ânimo nos consumidores e, consequentemente, na economia brasileira.

Isto é, o 13º salário, as bonificações, participação em lucros e outras premiações financeiras garantem as compras de Natal e Ano Novo.

Porém, mesmo sabendo da oportunidade que as datas comemorativas trazem para o comércio no final do ano, muitos empresários não sabem como aplicar descontos.

Pensando nisso, criamos um artigo com os principais detalhes que fazem a diferença no planejamento da temporada de descontos de final de ano.

Temporada de descontos

Certamente, nos últimos meses do ano as oportunidades de vendas aumentam nas lojas de todos os segmentos.

Com dinheiro no bolso, as pessoas ficam ainda mais motivadas a presentear familiares e amigos, e também a usar novas roupas no ‘dia da virada’.

De olho no aumento de demanda no mercado em geral, os empresários mais antenados conseguem planejar promoções de final de ano com sucesso.

Por isso, trazemos algumas dicas  para você organizar promoções de final de ano com eficiência e aumentar a lucratividade da loja.

Planeje metas e estabeleça prazos

Antes de mais nada, uma promoção bem feita é aquela que tem metas claras e alcançáveis, assim como prazos compatíveis com a realidade da empresa e do mercado.

Sabendo qual o objetivo das vendas e da lucratividade de cada ação, conseguimos mensurar e identificar padrões, melhorias e conhecer o consumidor.

Por exemplo, a ação de Black Friday pode durar apenas 1 dia, mas pode ser estendido para a semana toda e, para algumas empresas, o mês inteiro.

Melhores datas para a temporada de descontos

A primeira dica é se preparar para as datas mais tradicionais deste período, principalmente, o Natal.

Mas, ultimamente, o calendário brasileiro aderiu à Black Friday, uma ação mundial de descontos que acontece no mês de novembro.

Nesse sentido, podemos destacar três datas mais importantes para o varejo no fim de ano: Black Friday, Natal e Ano Novo.

Agora, você sabe como desenvolver ações específicas para cada uma delas? Listamos alguns aspectos importantes que você pode considerar.

Descontos para Black Friday

A Black Friday, por exemplo, serve para limpar o estoque e abrir espaço para a chegada de novos produtos.

Lembre-se de oferecer promoções reais e vantajosas, sem maquiar preços ou oferecer o famoso desconto de “metade do dobro”.

Sem dúvida, esse tipo de mensagem atrapalha as vendas e, normalmente, gera o efeito contrário.

Descontos de Natal e Ano Novo

No Natal, o foco deve estar em vender mais itens para o mesmo consumidor e, para isso, muitas empresas apostam no modelo de promoção “compre e ganhe”.

Nesse caso, não encorajamos a prática de descontos nos preços dos produtos, por exemplo.

Para o Ano Novo, as liquidações ajudam a esvaziar o estoque e a melhor forma de fazer isso é com descontos atraentes e condições de pagamento diferenciadas.

Aplique a tecnologia na temporada de descontos

A tecnologia disponível para os lojistas certamente faz a diferença na hora de planejar e organizar a temporada de descontos no final do ano.

Assim, aplicar ferramentas como os softwares de gestão ajudam a gerenciar o estoque, monitorar os preços e notas fiscais, gestão de compras, etc.

Sem dúvida, a tecnologia permite que as negociações sejam mais ágeis, seguras e eficientes, além de reduzir erros nas transações.