O comportamento do consumidor exige que a jornada do cliente seja cada vez melhor.

Tão importante quanto a venda, a jornada representa o caminho feito pelo consumidor, desde que conheceu a marca até o momento de se tornar cliente.

Porém, para alguns empreendedores, falta um entendimento melhor e mais detalhado sobre esse assunto.

Ao mapear a jornada do consumidor, a empresa consegue entender as necessidades de cada pessoa, assim como seu comportamento na hora de tomar a decisão. 

Certamente, com base nas informações coletadas em cada jornada, fica mais fácil desenvolver estratégias em que a jornada seja mais rápida e eficaz.

Estamos falando sobre todos os momentos em que uma pessoa interage com uma marca, seja nas redes sociais, por telefone, email ou pelo site da companhia.

A partir do momento em que os gestores e empreendedores conseguem entender e melhorar a jornada do cliente, a experiência será positiva.

Principalmente quando podemos personalizar cada uma de acordo com as expectativas do cliente e seu momento de compra.

Para clarear as coisas na sua mente, criamos esse artigo para mostrar a você como podemos entender melhor a jornada do cliente

Jornada do cliente: entenda as etapas

Sem dúvida, ao analisar a jornada do cliente por diferentes partes, conseguimos entender melhor e de forma mais clara como ela funciona.

Basicamente, a jornada se divide em quatro etapas: 

  • descoberta
  • consideração
  • decisão
  • fidelização

Descoberta

Já dá para entender que esse é o momento em que o cliente tem o primeiro contato com a empresa, certo?

Mas, antes de descobrir a marca, o cliente reconhece a necessidade que ele tem por um produto ou serviço.

Nesse momento, vale lembrar, as empresas estão diante de um potencial cliente, também conhecido como Lead, e que estão em busca de soluções.

Assim, a primeira etapa da jornada do cliente deve focar em entregar informações valiosas para quem precisa resolver um problema ou tirar uma dúvida.

Isto é, mostre como o seu produto ou serviço pode ajudar o potencial cliente, fazendo com que ele entenda o valor daquela solução.

Consideração

Antes de qualquer decisão importante, sempre devemos considerar as opções, as variáveis, assim como o preço, a qualidade do produto ou serviço, etc.

É justamente esse o comportamento do cliente na segunda etapa de sua jornada.

Ou seja, os potenciais clientes sabem que precisam de uma solução, mas precisam coletar mais informações e ter suas perguntas respondidas. 

Nesse sentido, cabe à empresa fornecer conteúdo robusto, rico em informações e com foco no esclarecimento sobre como a empresa pode, de fato, resolver o problema.

Decisão

Esse é o momento decisivo, onde o cliente escolhe a sua empresa e não as outras dezenas de opções que ele analisou para solucionar seu problema.

Certamente, nesta etapa o consumidor tem total clareza sobre o que precisa e, após considerar as soluções disponíveis, ele as avalia.

A partir de depoimentos, recomendações e comentários, por exemplo, o potencial cliente toma sua decisão. 

Por isso, é importante se destacar dos concorrentes mostrando porque a sua marca é a melhor opção para o cliente.

Fidelização

Depois de entender seu problema, de pesquisar as soluções no mercado, escolher a empresa e se tornar cliente, chegamos à última etapa da jornada.

Manter o relacionamento com o cliente é fundamental para toda empresa e, atualmente, é possível fortalecer esses laços de diferentes formas.

Usando e-mail marketing ou as redes sociais, por exemplo, as empresas podem comunicar sobre atualizações, novos produtos, sempre oferecendo conteúdo relevante.

Desta forma, os clientes acabam fazendo o papel de promotores da marca, ou seja, indicam a empresa para outras pessoas que tenham a mesma necessidade.

Como anda a jornada do cliente da sua empresa?

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