Você sabia que a iluminação do PDV pode fazer a diferença nas vendas da sua loja?
Por exemplo, uma peça de roupa que recebe certo tipo de luz pode parecer que tem uma cor diferente da original, acredita?
Já no supermercado, o consumidor precisa de uma iluminação adequada para encontrar os itens que procura com facilidade.
Certamente, uma loja com iluminação ineficiente terá reclamações dos clientes e isso tem impacto negativo nos negócios de toda empresa.
Para evitar esta situação, os lojistas precisam pensar em formas de criar a iluminação ideal para cada tipo de produto.
Considerando os supermercados, os pontos mais iluminados são sempre os corredores, os caixas, as ilhas de hortifruti e a padaria, não é?
Para isso, as empresas investem em projetos de iluminação que identificam as necessidades considerando o PDV, o produto, o público alvo e a marca.
Ao mesmo tempo, em outras lojas a iluminação precisa ser direta, indireta ou difusa.
Esse é o trabalho do arquiteto de iluminação, isto é, definir a quantidade de lâmpadas e luminárias mais adequadas para trazer eficiência e economia.
Além disso, o lojista conta com um profissional que sabe a localização certa para cada instalação.
Em outras palavras, o seu ponto de venda não deve ser apenas funcional, mas também atraente, bonito e agradável para os clientes.
Nesse artigo você conhecerá todas as dicas de iluminação do PDV para aplicar na sua loja de olho em melhores resultados de vendas.
Dicas para iluminação do PDV
Planejamento de iluminação
Primeiro, para ter uma iluminação adequada para cada produto ou espaço da loja, precisamos de um planejamento.
Ou seja, temos que avaliar todo o estabelecimento para que a iluminação da loja “converse” com a marca e agrade o cliente ao mesmo tempo.
Estamos falando de tipos de lâmpadas de acordo com cada objetivo dentro do PDV.
Se pensarmos nos supermercados, por exemplo, veremos que a gôndola de vinhos tem iluminação diferente do corredor de doces e salgadinhos, não é?
Por isso, planejar a iluminação do PDV é uma forma que a loja tem de se diferenciar dos concorrentes.
Tipos de lâmpadas
Basicamente, existem dois tipos mais comuns de lâmpadas usadas em lojas: quentes ou frias.
Entre as quentes, os lojistas podem optar pelas halógenas, refletoras ou dicroicas.
A primeira reproduz a luz do dia e isso garante que as cores dos produtos não serão alteradas.
Apesar de ter um preço mais elevado que as outras, as lâmpadas halógenas duram muito mais que as incandescentes.
Já as refletoras ou dicroicas são mais usadas em locais com baixa concentração de pessoas, sabia?
Isto é, são tipos de lâmpadas quentes que podem até danificar produtos se ficarem perto demais deles.
Os modelos fluorescentes, também conhecidos como lâmpadas frias, são as que geram maior economia e iluminam completamente o ambiente da loja.
Efeitos de iluminação
Para que a sua loja se diferencie com a iluminação, você precisa entender como criar os efeitos certos para atrair o consumidor, não é?
O efeito de luz dirigida é aquele que destaca determinado produto ou espaço dentro do ponto de venda.
Ao mesmo tempo, esse efeito gera sombra e isso pode ser usado para criar um ambiente aconchegante para os clientes.
Nesse caso, as lâmpadas mais indicadas são dicroicas ou refletoras.
Por outro lado, os lojistas também podem usar o efeito de luz difusa para iluminar um item sem lâmpadas aparentes.
Agora, lembre-se de que esse trabalho requer cuidado para que a iluminação não tenha o efeito contrário e incomode os consumidores.
Invista em iluminação na vitrine
Sem dúvida, a vitrine cria o primeiro contato entre o consumidor e a loja, não é?
Por isso, temos que pensar em uma iluminação especial para os produtos que ficam expostos na sua vitrine.
A criatividade não deve ter limites quando o objetivo é atrair a atenção dos consumidores, como lâmpadas coloridas, por exemplo.
Considere que, quanto mais bem iluminada e aconchegante para quem passa pela loja, maior a chance do consumidor entrar e querer ficar dentro do PDV.
Aposte na iluminação do PDV
A partir dessas dicas, você já pode começar a planejar uma estratégia de iluminação mais eficiente para a sua loja, não é?
Depois de aprender como a iluminação do PDV pode fazer a diferença nas vendas da sua empresa, hora de colocar a mão na massa.
E se você quer se sentir seguro em relação ao planejamento das luzes, procure empresas especializadas neste mercado.
Tem alguma outra dica sobre iluminação de lojas? Deixe seu comentário.
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