Você sabe identificar as diferenças que mentoria de vendas têm em relação à coaching, treinamento e consultoria? Sem dúvida, muitas pessoas não entendem exatamente como esses processos funcionam e isso gera dificuldades na hora de optar por um deles.
A verdade é que todos têm sua importância e não se trata de um ser melhor ou pior que o outro, mas sim, de qual vai ser os objetivos mais indicados para momentos diferentes e corporativos.
Outro fato é que podemos observar também semelhanças entre os processos. Por exemplo, processos de consultoria e mentoria de vendas têm o mesmo objetivo, que melhora os resultados da empresa. Mas, ainda assim, possuem aspectos diferentes.
Bom, foi justamente por isso que criamos esse artigo: para que você entenda uma forma bem clara como cada um deles funciona, além de mostrar o objetivo de cada uma das modalidades.
Você pode estar achando que mostraremos qual a melhor delas, não é? tenho que te contar que a mentoria de vendas, o coaching, o treinamento e a consultoria, na verdade, se complementam. Você vai ver!
Então lá: ao desse artigo você vai encontrar os seguintes tópicos:
  • O que é mentoria de vendas
  • O que é coaching de vendas
  • O que é treinamento de vendas
  • O que é consultoria de vendas
Além disso, vai entender mais sobre:
  • Entrega de resultado de cada um deles
  • Qual o mais indicado para cada situação
  • Como funciona a mentoria de vendas da Sales Growth
Pronto para começar?

O que é mentoria de vendas?

Esse termo em português vem de mentoria, em inglês, que significa influência ou orientação feita por um mentor. Isto é, aquela pessoa que ensina melhor, ajuda e os menos experientes. Dentro de um ambiente, o mentor tem o poder de influenciar o crescimento pessoal e profissional, por exemplo.
Em outras palavras, o mentor de vendas é a cara que já passou por aquilo que você quer passar e tem experiência para elucidar a rota ou o caminho de acordo com o que ele já viveu. Hoje, com o crescimento dos cursos online, algumas pessoas acabam confundindo a mentoria de vendas com aulas de apoio. Mas normalmente, “aulões” que acontecem ao vivo, muitas vezes, fazem parte do conteúdo do curso.
Claro, essas atividades fazem parte do processo comum de aprendizado sobre qualquer assunto e são cada vez mais comuns. Dentro desse cenário, podemos aprofundar um pouco mais sobre a mentoria de vendas e conhecer seus dois formatos diferentes.

Mentoria de vendas continuada

Basicamente, o modelo de mentoria “continuada” de vendas ou de qualquer outro tipo, é aquela que não tem início, meio e fim. Ou seja, como um ônibus que as pessoas entram e saem, mas ele segue sua rota e está sempre em movimento, de forma contínua. Normalmente, esse tipo de mentoria permite que o grupo seja heterogêneo, ou seja, as pessoas não precisam estar niveladas. Podem ter intermediários, intermediários, avançados ou psas de nichos e situações diferentes, porque o mentor utiliza mentoria continuada fazendo um contexto de perguntas e respostas. Sempre levando o olhar individual do mentor para o momento e o contexto de cada cliente.

Mentoria de vendas com início, meio e fim

Esse outro estilo de mentoria é usado quando o mentor quer formar ou nivelar as pessoas compartilhando o mesmo nível de conhecimento sobre um determinado assunto. Por exemplo, a mentoria com início, meio e fim dura 8 semanas, 3 meses ou 6 meses. A partir do momento que a mentoria começa, aquele memso grupo vai junto até o final e, normalmente, esses grupos tendem a ser homogêneos. Precisa ter um filtro para pessoas no mesmo ambiente, nível de maturidade e experiência que possa participar juntas.
Portanto, a mentoria é uma aplicação de mentoria apresentando uma experiência dele para direcionar o mentorado. Assim, ele consegue mostrar qual o melhor caminho ou quais os melhores passos para atingir um objetivo determinado. Lembrando que isso vale para todas as áreas de conhecimento específico, não apenas o setor de vendas.

O que é coaching de vendas?

O ônibus é aquele cara que vai levar o ponto B, mas não precisa necessariamente ter experiência na área de vendas. (mas, ele tem que ter repertório e entender sobre o assunto se ele quer ser um bom coaching de vendas). Resumindo, ele é especialista em como seres humanos funcionam e, através de processos, ferramentas, métodos e uma sequência de perguntas, ele te ajuda a expandir a consciência, aprender e colocar novos passos em ação.
Além disso, o coaching te comsbloqueios o que é essencial pode ajudar você também a fazer o que precisa. O coach não é necessariamente o cliente e o especialista não está a tratar do tópico para conselhos ou soluções. Isto é, ele orienta para o futuro e traz clareza sobre o caminho para ajudar o cliente a chegar onde ele quer.

O que é treinamento de vendas?

Não importa se o formato é ao vivo ou gravado quando o treinamento de vendas ou o vendedor é treinado a partir de uma sequência de conteúdos sobre determinado assunto. Esse formato permite que o profissional tire dúvidas mais comuns, mas não oferece um aprofundamento maior sobre o seu momento, ainda mais se for um conteúdo gravado. Em um exemplo simples de comparação entre o treinamento e mentoria de vendas, é como se o treinamento ‘ping’, enquanto a mentoria, ‘ping-pong’.

E o que é consultoria de vendas?

No modelo de consultoria de vendas o cliente contrata aquele que sabe o que precisa fazer. Ou seja, uma empresa de consultoria aperta os controles e mostra para o seu cliente como é que se faz. Esse modelo possibilita o desenvolvimento de práticas, processos e soluções organizacionais de forma estratégica e com estratégias diferenciadas para negócios. Além disso, a consultoria pode trazer conselhos e opiniões de profissionais e técnicos especializados para entender o problema e como soluções para as demandas.

Resumo das diferenças

Para ficar mais claro e fixado como coisas na nossa cabeça, nada melhor do que um exemplo, não é? Então, vamos imaginar que somos uma empresa e nosso objetivo é começar a fazer outbound marketing.
Agora, vamos entender como seria a atuação de cada um dos modelos apresentados aqui:
Na mentoria de vendas continuada , por exemplo, vamos entender o momento da nossa empresa, a maturidade do negócio e o próximo passo a seguir. Vale lembrar que o objetivo não é encaixotar o cliente em um método, mas sim olhar para o cenário em que ele está naquele momento.
Ao escolhermos pelo coaching podemos esperar por alguém que estamos, os que entendemos e devemos trabalhar com confiança e confiança.
Por outro lado, o treinamento é a opção que mostra os pilares para a criação da máquina de vendas e seu conteúdo é igual para todos.
Por fim, na consultoria o trabalho seria o mesmo que implantado a máquina de vendas junto com o cliente.
Entrega de resultado
Dificilmente saberemos se um dos modelos é mais certeiro do que outro. Assim como? Isto é, o consultor de vendas vai te ajudar a fazer, o treinador vai te passar determinado conteúdo em uma certa sequência. Já o coach deve criar um ambiente para entender onde você está, onde quer chegar, montar um plano e garantir alguma limitação interna que você tenha.
Mas, e o mentor? Esse traz o olhar dele sobre o seu momento, dá a indicação do que você precisa fazer, e, mais importante, ele tem as respostas. Então, em princípio, todos produzem valor, todos são importantes e podem incluir mais um item nessa seria uma terapia. Sem dúvida, cada um tem um impacto diferente e um certo complemento entre alguns deles.

Qual o mais indicado entre consultoria, coaching, treinamento e mentoria de vendas?

A melhor resposta para esta pergunta é que tudo depende do seu objetivo e que você está buscando nesse momento. Antes disso, entenda como cada um dos modelos pode impactar o seu negócio.

Conheça a mentoria de vendas da Sales Growth

E então, já sabe qual o melhor a seguir de ler esse conteúdo? Claro, líderes e empreendedores empreendedores na mentoria de muitas mudanças que precisam para o negócio. E aqui preciso falar sobre o trabalho de mentoria continuada feito pela Sales Growth. Os ciclos acontecem, meses e um dos maiores marcas por tecnologia em relação aos que têm o fundo de cada um.
O que guia essa proposta é, sem dúvida, o entendimento de que todo o contexto importa e precisamos co-criar junto ao cliente o método específico para a empresa dele. Por fim e, talvez mais importante, é que a nossa mentoria de vendas não inclui aqueles serviços amarrados, sabe?
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