Depois do período de Natal, todo lojista brasileiro se prepara para as vendas de dia das mães, que é considerada a segunda melhor data para o varejo nacional.
Em 2022 as vendas neste período no Brasil tiveram aumento de 18% em relação ao ano anterior, de acordo com o Índice Cielo de Varejo Ampliado.
Nesse sentido, as lojas físicas tiveram maior aumento do que o e-commerce, chegando a 20% contra 5% de crescimento em vendas online.
Em 2023, o dia das mães acontece no dia 14 de maio e, certamente, muitos lojistas já estão pensando em como preparar o PDV para receber um volume maior de clientes.
Ou seja, quanto mais cedo você planejar as ações, melhores serão os resultados de vendas de dia das mães na sua loja.
Mas, caso o seu ponto de venda ainda não esteja pronto para receber os consumidores, podemos ajudar compartilhando, neste artigo, uma lista de dicas.
Como se preparar para as vendas de dia das mães
Com base na lista de tópicos abaixo, todo empreendedor e lojista pode conseguir melhores resultados ao aplicar cada um deles no ponto de venda.
- Campanhas criativas
- Circulação no PDV
- Layout da loja
- Promoções atraentes
- Use as redes sociais
Agora, vamos conhecer mais detalhes sobre cada uma das dicas que a Colmeia Print traz para você neste conteúdo.
Campanhas criativas para o dia das mães
Sem dúvida, para atrair mais pessoas para a sua loja, você precisa criar uma campanha criativa para se destacar dos concorrentes.
Para isso, muitos lojistas apostam em um conceito que envolva as emoções dos consumidores e suas mães em todas as ações e peças de publicidade.
Mas, antes de iniciar esta campanha, é necessário conhecer bem o público-alvo para que a comunicação seja direcionada de acordo com a preferência dos clientes.
Além disso, lembre-se de que quem compra nesta data não são as mães, e que existem diferentes perfis de mães, ok?
Circulação no PDV
Outra dica importante para os lojistas aumentarem as vendas de dia das mães é se preparar para receber um volume maior de clientes no PDV.
Isto é, as lojas precisam de espaço físico para que os clientes entrem e fiquem confortáveis durante todo o tempo em que estiverem dentro da área de vendas.
Uma das formas mais fáceis de se preparar para o aumento de circulação de clientes na loja é analisar o histórico de anos anteriores.
Inclusive, com base nos dados de datas anteriores, o gestor consegue saber os produtos mais vendidos e entender melhor a demanda desses clientes.
Vale lembrar também que quanto mais opções de meios de pagamento a sua loja oferecer, maiores as chances de vender mais no período, assim como durante todo o ano.
Layout da loja
Certamente você já reparou a decoração de uma loja voltada para o dia das mães, assim como outros temas em datas comemorativas diferentes, não é?
Para que o ponto de venda se destaque dos concorrentes, precisamos caprichar não apenas na vitrine, mas em todo o ambiente da loja.
Aproveite para usar elementos que estejam alinhados com a identidade visual da marca e que ressaltem as promoções e sugestões de presentes.
Promoções atraentes impulsionam vendas de dia das mães
Para conseguir ser atrativo, as marcas devem oferecer promoções com preços realmente baixos, fator essencial para a decisão de compra.
Portanto, pense em diferentes tipos de benefícios, como cupons de desconto, parcelamentos especiais e kits de produtos complementares.
Neste último, a dica é reunir itens que têm relação com o dia das mães, é claro.
Ainda sobre os kits, você pode juntar produtos que vendem facilmente com mercadorias que estão paradas no estoque, por exemplo.
Use as redes sociais
Hoje em dia, interagir nas redes sociais é o básico para empresas que entendem o valor do engajamento.
Em outras palavras, as redes sociais se tornaram um dos principais canais entre o público e a marca e, para ativar as vendas de dia das mães, podemos criar conteúdos estratégicos.
Dicas sobre como comemorar a data, receitas para um almoço ou jantar, passeios mais indicados, contar a história sobre a origem do dia das mães, entre outros.
Junto a isso, invista em anúncios para impactar tanto a sua audiência quanto os novos usuários.
Pronto para aumentar as vendas de dia das mães?
Certamente, depois de conhecer essas dicas, você terá mais chances de vender mais no período de dia das mães.
Comece a implementar tudo isso na sua loja e prepare-se para aumentar as vendas e aproveitar a data mais importante do varejo depois do Natal.
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