Certamente, a maior vantagem de saber como escrever artigos SEO é estar entre os primeiros resultados de pesquisas orgânicas da internet. Isso mesmo, o redator de textos otimizados consegue atrair as pessoas que fazem buscas online usando técnicas que todas as pessoas podem aprender.
Sabia que os textos feitos desta forma têm melhor legibilidade e relevância sobre a palavra-chave e, por isso, aparecem nas primeiras posições das buscas orgânicas? Nesse sentido, apresentamos aqui os principais aspectos que devem ser considerados na construção de artigos para buscas orgânicas.
Sem dúvidas, quando você chegar ao final dessa leitura, terá a noção exata de como escrever textos SEO. Diante do cenário atual, que acelera a entrada de empresas no ambiente digital, aplicar uma estratégia de conteúdo otimizado ganha cada vez mais importância.
Portanto, ter o conhecimento sobre como escrever artigos SEO pode trazer diversos benefícios para o seu negócio. Além de criar engajamento de usuários pela busca orgânica, você consegue atrair usuários que buscam pelo seu serviço ou produto na internet.
Por outro lado, o conteúdo otimizado é a parte da estratégia de marketing que complementa a propaganda via anúncios digitais. Assim, listamos para você o passo a passo sobre como escrever artigos SEO, e começar a produzir conteúdo relevante.
Abaixo os principais aspectos que tornam um texto otimizado para SEO:
- Palavra-chave e sua densidade
- Campo semântico
- Estrutura de texto
- Palavra de transição
- Voz passiva
Fique até o final deste conteúdo para entender como desenvolver artigos que aparecem nas buscas orgânicas.
Aprenda como escrever artigos SEO
Palavra-chave e sua densidade
Encontrar a melhor palavra-chave é a primeira tarefa do redator de artigos SEO porque ela determina toda a escrita do conteúdo. Ou seja, o termo usado em cada texto pode ser escolhido de acordo com o volume de buscas e, assim, atender a demanda dos usuários.
Eu utilizo o Ubersuggest, uma ferramenta que mostra os principais dados relacionados às buscas em cada pesquisa que faço pelo Google, disponível para download como extensão. Em contrapartida, assim como a palavra-chave ajuda, ela pode prejudicar caso a quantidade de vezes que o autor a utiliza seja maior que 2% em todo o texto.
Campo semântico
O campo semântico é importante para os algoritmos porque mostra que o texto tem diversidade de palavras que envolvem o mesmo tema. Para criá-lo, precisamos usar a palavra-chave como origem para outros termos relacionados à ela, principalmente sinônimos, por exemplo. Usando palavras do campo semântico, o redator evita a repetição do termo principal e ainda constrói um texto mais rico.
Estrutura de texto
Outra técnica que você pode usar depois que souber como escrever artigos SEO é a estrutura de texto otimizado, que divide o conteúdo em 4 partes, basicamente. Introdução, abordagem, entrega e conclusão. Independente da quantidade de palavras usadas por cada autor, esta estrutura ajuda a desenvolver as ideias de maneira prática.
Palavra de transição
De acordo com os algoritmos de pesquisa orgânica, os artigos otimizados precisam ter palavras que conectam as frases de forma que o leitor não se canse da leitura. As palavras de transição mostram diferentes rumos do texto, mudança de um assunto para outro, de forma que fique claro e não impacte a leitura do usuário.
Voz passiva
O autor precisa ficar atento ao uso excessivo da voz passiva no desenvolvimento do seu conteúdo. Porque os algoritmos entendem que a leitura fica mais confusa. A melhor forma de evitar esse tipo de erro é usar a voz ativa, com frases simples e que não dispersam a atenção dos leitores.
Agora você sabe como escrever artigos SEO!
Como foi prometido no início deste artigo, chegamos ao final e você agora sabe o que um redator precisa para começar a escrever textos otimizados, certo? Neste conteúdo, reunimos as principais técnicas que você deve conhecer para conseguir construir textos que aparecem nas buscas orgânicas.
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