A estratégia de gerar conteúdo evolui junto com a tecnologia e hoje um dos formatos mais procurados é a copy para Whatsapp.
Para os profissionais de marketing a copywriting não é uma novidade, mas este formato sim.
Estamos falando daqueles textos criados com técnicas de vendas que conduzem o usuário pelas frases até clicar no botão ou no hiperlink de conversão da página.
Certamente, você já leu uma copy em algum site, mas no Whatsapp, talvez não.
Basicamente, são textos criados com o único objetivo de converter usuários em leads, isto é, fazer com que usuários se tornem clientes.
E esse não é um diferencial que se aplica apenas às estratégias de marketing digital de hoje em dia.
Pelo contrário, essa técnica se usa há anos em anúncios para rádio, TV, jornal, revistas e outdoors.
Vai dizer que você nunca percebeu o uso de frases estratégicas para despertar emoções e sensações durante a leitura?
Ou seja, a técnica usada para criar uma copy de vendas continua a mesma, porém, precisamos adaptá-la ao formato mais eficiente para o cenário atual.
Em outras palavras, as empresas precisam estar onde o seu potencial cliente está e, atualmente, o whatsapp é a plataforma da vez.
Como criar copy para WhatsApp
A partir de agora, você vai conhecer as dicas mais importantes para criar uma copy de vendas para o aplicativo de mensagens e, assim, impulsionar os negócios.
Neste artigo, vamos aprofundar o conhecimento sobre os seguintes tópicos:
- Fórmula AIDA
- Estrutura da copy
- Urgência e escassez
- Conexão e afinidade
Fórmula AIDA
A fórmula AIDA é a sigla para Atenção; Interesse; Desejo; Ação. Essa é a espinha dorsal de uma copy atrativa para as pessoas.
Isto é, desenvolva o texto a partir das quatro fases sugeridas na fórmula.
- Atraindo a atenção do usuário
- Estimulando o interesse
- Despertando o desejo
- Chamada para uma ação
Estrutura da copy para Whatsapp
Um dos grandes segredos para uma copy ter sucesso está na construção da sua estrutura.
Mas, nesse caso, não estamos falando da composição de fases do texto, conforme o tópico anterior sugere.
Aqui, o importante é que a equipe de vendas consiga escrever o texto de maneira formal, isto é, como uma conversa.
Um texto didático, de fácil leitura, com clareza de ideias e que mostre ao leitor como solucionar sua demanda facilita a conexão entre empresa e prospect.
Urgência e escassez
Uma das formas de incentivar o usuário a executar uma ação de conversão é usar palavras que despertem urgência e escassez nos usuários.
Nesse sentido, o uso de “hoje”, ”agora”, “essa semana”, “últimos dias”, “até amanhã”, “último lote”, “prazo prorrogado”, são os mais comuns.
Ao transmitir a ideia de escassez o usuário entende que precisa tomar uma decisão rápida e isso favorece a compra por impulso.
Conexão e recompensa
Para facilitar a conversão em uma copy de WhatsApp podemos usar perguntas e verbos no imperativo.
Desta forma, conseguimos estabelecer uma conexão que gera confiança no leitor.
Ao mesmo tempo, o usuário está em busca de informações e ao entregar dados valiosos e relevantes para ele, a empresa ganha sua gratidão.
Ou seja, ao entregar materiais ricos como e-books, artigos e infográficos de forma gratuita você conquista a confiança do público.
Precisa de copy para WhatsApp?
Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre como criar uma copy para Whatsapp, fale com nossa equipe de especialistas.
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