Quem nunca ouviu falar sobre gatilhos mentais não sabe o poder que eles têm em uma estratégia de marketing. Diante de tantas ferramentas poderosas que auxiliam o profissional de marketing no ambiente digital, essa é a principal responsável por desencadear emoções nas pessoas e, consequentemente, influenciar suas decisões de compra. Basicamente, os gatilhos mentais são fundamentais para a persuasão porque exploram aspectos emocionais, comportamentais e cognitivos onde reagir é apenas uma consequência natural do ser humano diante dos estímulos. 

Assim, resta ao profissional de marketing compreender e, depois, saber como aplicá-los de forma eficaz para melhorar o desempenho das ações de marketing. Caso você ainda não tenha aplicado essa estratégia no seu negócio, não se preocupe. 

Como usar gatilhos mentais no marketing

Neste artigo, reunimos as dicas mais importantes para que você consiga usar os gatilhos mentais para alavancar as vendas da sua empresa. Confira abaixo os tópicos que vamos entender mais com a leitura completa desse conteúdo.

  • Conheça o público-alvo
  • Trabalhe com a escassez
  • Senso de urgência
  • Aplique a prova social
  • Histórias que cativam o público
  • Mostre benefícios reais
  • Palavras têm poder

Conheça o público-alvo

Antes de mais nada, para aplicar gatilhos mentais na sua estratégia de marketing é essencial conhecer profundamente quem é o seu público-alvo. Isto é, precisamos entender quais as suas necessidades, desejos, dores e motivações. Quanto mais conhecemos o público, mais eficaz será a aplicação dos gatilhos mentais que fazem sentido para eles.

Trabalhe com a escassez

Certamente, esse é o gatilho mais conhecido e muito divulgado por diferentes profissionais de marketing. Quem nunca fez uma compra achando que o produto estava acabando na loja? Esse é o gatilho da escassez, que desperta em nós uma espécie de medo de perder uma oportunidade. Por isso,muitas empresas apostam em destacar a escassez de um produto ou serviço com chamadas do tipo ‘estoques limitados’, ‘últimas unidades’’ ou ‘edições exclusivas’. Desta forma, a empresa consegue incentivar a ação imediata nas pessoas.

Gatilhos mentais de urgência

Junto ao gatilho da escassez, temos outro que também é bem conhecido: a urgência. Sem dúvida, esse gatilho também estimula o cliente a agir a partir de incentivos temporários como, por exemplo, descontos especiais em um prazo específico. O mais importante é entender que a sensação de urgência pode despertar os consumidores e, assim, impulsionar as taxas de conversão e de engajamento do público.

Aplique a prova social

Aqui o gatilho é mostrar a satisfação das pessoas que já compraram o produto ou serviço da empresa. Ou seja, a prova social se baseia no princípio de que pessoas tendem a seguir o comportamento de outras pessoas. Em outras palavras, usar depoimentos de clientes satisfeitos e avaliações positivas para demonstrar que a empresa é valorizada por outros, o que traz confiança e credibilidade para a marca.

Histórias que cativam o público

Ao contar histórias para o seu cliente, você consegue envolver emocionalmente a pessoa e isso facilita que ela crie uma conexão genuína com a marca. Mas, precisamos de narrativas autênticas e que estejam alinhadas com as experiências e valores do público-alvo. Por isso, apostar em histórias cativantes estimula a ação e fortalece o relacionamento da empresa com seus consumidores.

Palavras têm poder

Agora, vamos mostrar algumas palavras que realmente têm o poder de fazer as pessoas agirem diante de um produto ou serviço por ter um impacto significativo nas emoções e percepções das pessoas. Palavras como ‘grátis’, ‘exclusivo’, ‘limitado’, ‘agora’, são ótimos exemplos de gatilhos mentais que motivam a ação do público.

Aplique os gatilhos mentais no marketing

Percebeu como os gatilhos mentais são ferramentas poderosas que podem aumentar a eficácia de suas estratégias de marketing digital do seu negócio? A partir de agora, você já consegue usar os gatilhos em suas campanhas para deixá-las mais impactantes e aumentar o engajamento e as conversões. Incorporar essas dicas em sua estratégia de marketing pode fazer toda a diferença no sucesso de suas iniciativas digitais. Para saber mais sobre os gatilhos mentais ou tirar dúvidas sobre o assunto, fale com nossa equipe clicando neste link.