Os links patrocinados seguem como uma das estratégias mais eficientes para empresas que investem em marketing digital.
A publicidade digital, ou tráfego pago, é fundamental para conquistar a atenção do público em meio ao dilúvio de informações que recebemos diariamente.
Isto é, para as marcas se destacarem diante de um mercado competitivo, entregar mensagens claras, cativantes e persuasivas aumentam as chances de vendas.
E para alcançar esse objetivo, os anúncios precisam de uma copy meticulosa e estratégica. Mas, nem todos os profissionais que iniciam estratégias de links patrocinados dominam essa técnica.
Pensando nisso, desenvolvemos esse artigo com o objetivo de explorar os aspectos mais importantes para você conseguir criar os melhores textos para seus anúncios.
Porém, vale lembrar que a construção de uma copy deve seguir os princípios da metodologia AIDA (Atenção, Interesse, Desejo, Ação).
Melhores táticas de copy para links patrocinados
Antes de aprofundar mais nessa questão, confira os tópicos que abordaremos ao longo deste conteúdo.
- Chame a atenção
- Objetividade e criatividade:
- Foco na oferta
- Explore a dor ou necessidade do público
- Use gatilhos mentais
- Palavras-chaves estratégicas
- CTA (Call to Action)
- Revisão e edição quando preciso
- Testes A/B
Chame a atenção do usuário
Já na primeira etapa, percebemos que a influência da metodologia AIDA (Atenção, Interesse, Desejo, Ação) é crucial para destacar uma marca em meio a tantas mensagens e distrações.
Por isso, temos que capturar a atenção do público desde o início e a estratégia mais indicada é usar frases impactantes, emojis, personalização ou números.
Certamente, essa tática ajuda a atrair o olhar do espectador para um anúncio enquanto ele navega pela web.
Objetividade e Criatividade
Em seguida, precisamos entender que a copy de anúncio deve entregar a mensagem de forma direta e objetiva, sem deixar espaço para dúvidas.
Ao mesmo tempo, o texto criativo se destaca aos olhos do usuário.
Se você tem a habilidade de transmitir uma mensagem clara e impactante em poucas palavras, parabéns, seu anúncio terá mais chances de sucesso.
Links patrocinados com foco na oferta
Quando se trata de links patrocinados, o foco é vender e, por isso, não podemos dispersar a atenção do usuário.
Dispense informações desnecessárias do texto e mantenha o foco na oferta que a empresa está promovendo.
Por exemplo, você pode dar mais destaque aos benefícios do produtos ou serviço anunciado, assim como o problema que a sua solução resolve.
Lembre-se de que a mensagem principal é mostrar aos usuários como podemos atender suas necessidades.
Explore a necessidade do público
Um dos trunfos de uma copy é quando ela identifica as dores ou necessidades do público porque isso desperta o interesse e o desejo do consumidor.
Sem dúvida, os melhores anúncios conseguem criar uma conexão emocional com o usuário mostrando soluções tangíveis para seus problemas.
Use gatilhos mentais nos links patrocinados
Você já ouviu falar sobre os gatilhos mentais?
Trata-se de uma das ferramentas mais poderosas para que uma copy consiga influenciar o comportamento do consumidor.
Basicamente, ao explorar termos que remetem à urgência, escassez, exclusividade e confiança, aumenta o estímulo à ação e, consequentemente, nas taxas de conversão dos anúncios.
Palavras-chaves estratégicas
Além de escolher a palavra-chave principal de cada anúncio, temos que pensar de forma estratégica nas palavras-chaves que ajudam a otimizar a visibilidade dos anúncios.
Ou seja, usar termos que identificam a marca, como palavras do seu slogan e produtos vendidos pela empresa,por exemplo.
Assim, o texto reforça a identidade da marca na mente do consumidor.
Call to Action (CTA) – Chamada para ação
Assim como o texto é essencial para atrair o usuário na web, os links patrocinados também precisam de um CTA de destaque.
O CTA, sigla para Call To Action, significa criar uma chamada para promover uma ação do usuário.
Ou seja, de forma clara e direta, o CTA indica o próximo passo para a pessoa que se interessou pelo anúncio.
Normalmente, a chamada mais usada é aquela que indica um link para clicar, mas você pode optar por outros termos como “comprar” ou “cadastre-se”.
Revisão e edição quando preciso
Se você quer que a sua copy seja realmente atrativa, precisamos aperfeiçoá-la e isso pede revisão constante do texto.
Em alguns casos, uma revisão da copy ajuda a eliminar redundâncias e a melhorar a mensagem cada vez mais.
A dica é, depois que criar o texto da sua copy, revise-o depois de um período e você estará mais atento a coisas que passaram despercebidas anteriormente.
Testes A/B
A melhor forma de saber se uma copy é boa é comparar com outra.
O teste A/B é quando criamos copys diferentes para o mesmo anúncio e isso ajuda a identificar qual das mensagens teve melhor desempenho com o público-alvo.
Hora de bombar seus links patrocinados
Como vimos, escrever uma copy de anúncio realmente eficiente requer criatividade, estratégia e muita atenção aos detalhes.
Seguindo esses passos, sua empresa pode aumentar significativamente as chances de sucesso com a publicidade digital.
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