Se alguém te perguntar o que é social selling no LinkedIn, você tem a resposta na ponta da língua?
Atualmente este termo está em alta entre os usuários da rede social voltada para o mercado corporativo e muitas pessoas ainda não sabem como definir.
Mas, se você pensa que esse conceito se resume em vender produtos para sua rede de contatos e amigos, temos uma surpresa! Você errou feio.
Em outras palavras, este conceito não busca leads convertidos, mas sim as oportunidades de negócio que esta rede social pode oferecer.
E não é à toa que a metodologia de vendas pela plataforma chegou à Forbes.
Um estudo da empresa mostra a influência do LinkedIn em novos negócios gerados e fechados nos Estados Unidos nos últimos anos.
De acordo com a pesquisa Forbes, nada menos do que 80% dos leads que vêm das redes sociais são de origem do LinkedIn.
Dos novos possíveis clientes que têm origem na rede social b2b, 50% estão inclinados a fazer negócio.
Principalmente depois das ações de engajamento feitas pela própria plataforma social.
Bom, a partir de agora já temos um panorama mais completo sobre o que estamos falando até aqui, não é?
Entende a relevância que este tipo de estratégia no ambiente online pode render para o seu negócio?
Assim, podemos definir o social selling no LinkedIn como uma forma de vender pelas redes sociais com a vantagem de interagir diretamente com os prospects.
Como fazer social selling no LinkedIn?
Depois de entender a forma simples como funciona, diz pra mim que não deu vontade de começar a fazer isso ontem?
Certamente, a maioria das pessoas que passa pela primeira barreira de conhecer o básico, entende que pode aplicar isso ao seu negócio a qualquer momento.
Para te ajudar nessa tarefa, vamos mostrar as dicas mais importantes para você conseguir trabalhar as vendas a partir do seu perfil no LinkedIn.
Se, por acaso, você ainda tem esse perfil, temos algumas dicas para te ajudar desde o começo, beleza?
Então, continue conosco porque vamos abordar a partir de agora as seguintes dicas:
- Foto de perfil
- Headline
- Resumo
- Grupos
- Timeline
Como criar um perfil voltado para vendas no LinkedIn
Mesmo você que já tem um perfil na plataforma, preste atenção nessas dicas e veja se faz sentido para você e mude algumas coisas se achar necessário.
Antes de mais nada, devemos entender que esta rede social precisa ser monitorada constantemente.
Mas, para isso temos que saber como usar e, principalmente, quais os recursos que os usuários têm, concorda?
Vamos por partes.
Foto de perfil
Certamente você já deve ter uma selfie pronta para ocupar esse espaço, acertei?
Você está no caminho certo porque não devemos usar foto de corpo inteiro, tampouco as de baixa qualidade ou muito antigas.
Ou seja, dê preferência para as selfies mais sóbrias e menos festeiras.
A ideia é que você se apresente como se estivesse de frente para o seu cliente.
O fundo da sua foto pode funcionar melhor com uma cor neutra do que qualquer outra coisa.
Headline
Neste campo do LinkedIn o usuário inclui as principais informações sobre seu trabalho.
Por exemplo, para quem trabalha em uma empresa terá esse campo preenchido pelo cargo atual e o nome da companhia.
O mesmo acontece para empreendedoras, empresários e profissionais autônomos.
Também é importante saber que esse conteúdo é exibido logo abaixo da sua foto de perfil, portanto seja objetivo e claro, combinado?
Resumo
Neste espaço você tem mais liberdade para descrever o seu perfil profissional com mais detalhes.
Use para mostrar qual o seu papel dentro da empresa, as atividades que você exerce, ou a missão da sua empresa.
O mais importante é que você possa se apresentar sem deixar nenhum detalhe importante de lado.
Grupos (um dos trunfos do social selling no LinkedIn)
Sem dúvida, os grupos têm grande importância para quem pretende aplicar o social selling no LinkedIn.
O ato de participar dessas redes ainda mais segmentadas facilita a interação direta com empresas do mesmo setor.
A vantagem principal é a sintonia criada com outros players do mercado e a oportunidade de trocar mensagens com outros membros e possíveis clientes.
lembre-se de manter a regularidade de publicações nestes grupos com foco em agregar valor.
Timeline
A sua timeline deve apresentar conteúdos relevantes e, de preferência, os materiais da sua empresa, assim como referências internacionais.
Porém, nada funciona melhor do que produzir seu próprio conteúdo.
Além de dar autoridade ao perfil, você possibilita o engajamento espontâneo feito por pessoas que se interessam pelo que você apresentou.
Recomendações influenciam social Selling no LinkedIn?
Sem dúvida, uma das formas mais eficientes de se obter credibilidade dentro desta rede social passa pelas recomendações.
Porém, nem todos os usuários sabem o quanto essa apresentação feita por terceiros impacta na construção de um perfil profissional voltado para as vendas.
Especialmente quando esta recomendação tem a assinatura de um profissional confiável, seu perfil ganha credibilidade.
Em termos de vendas, isso significa aumentar ainda mais as chances de um prospect se tornar cliente.
Nesse sentido, o primeiro passo é criar a conexão com profissionais que conhecem seu trabalho e que possam te apresentar para outras empresas.
O que torna as recomendações uma ferramenta eficiente e influente nas decisões de vendas é seu caráter natural e espontâneo.
Prospecção em social selling no LinkedIn
Nesta etapa vamos mostrar para você como funciona a prospecção dentro da plataforma.
Certamente, o primeiro passo é saber quem procurar.
Também conhecido como account hunting, trata-se de uma estratégia básica de prospecção pelo LinkedIn.
Em tese, trata-se de buscar os líderes de empresas que representam a sua persona e fazer contato.
Lembra-se de que você não é um spam, certo?
Por isso, evite enviar mensagens em massa para não ter seu nome mal falado no mercado.
Por outro lado, a prospecção também inclui criar um relacionamento com os players antes de uma abordagem mais comercial.
Ou seja, você consegue oferecer aquilo que ele precisa? Então use isso para despertar o interesse dele e o alimente constantemente com informações.
Uma das formas de gerar mais credibilidade aos conteúdos publicados é usar notícias, pesquisas e fatos que possam agregar ao contexto da mensagem.
Por exemplo, acompanhando as notícias do mercado conseguimos saber sobre fusão de empresas e isso representa um álibi para você entrar em contato com ela.
O mesmo vale para as mudanças de cargos dos usuários do LinkedIn, abrindo a possibilidade de personalizar uma mensagem relacionada ao novo cargo.
Conhece a busca avançada do Linkedin?
Esse recurso funciona muito bem para você encontrar leads e prospects.
A partir desta ferramenta podemos aplicar filtros que ajudam a aumentar a assertividade dos resultados.
Além disso, os usuários podem salvar pesquisas que tenham bons resultados, sabia?
A função permite reutilizar os mesmos parâmetros repetidamente e localizar os perfis que mais combinam com os critérios usados nas buscas.
Regularidade e constância
Essas duas palavras simbolizam o que precisamos para criar uma prospecção realmente assertiva usando social selling no LinkedIn.
Estamos falando sobre o ritmo de postagens que você deve manter para alcançar os resultados.
Ou seja, nada de postagens aleatórias! As regras incluem disciplina e dedicação antes de qualquer outra coisa.
Networking ajuda o social selling no LinkedIn?
Sem dúvida. Assim como a prospecção, o networking é fundamental para as vendas no LinkedIn.
Para você se conectar com pessoas de forma natural, sem forçar a barra, temos algumas dicas que ajudam bastante a criar esses laços e fortalecer o networking.
Sabe aquele evento que você participou? Certamente existem potenciais clientes que também estiveram lá, certo?
Nesse caso, a dica é procurar essas pessoas que participaram do mesmo evento para iniciar um relacionamento com eles.
Tenha em mente que criar um relacionamento leva tempo e não podemos pular etapas.
Ou seja, encontre o momento certo para entrar no aspecto comercial e evite esse tema nas primeiras interações.
Outra forma interessante de fazer networking nesta rede social é a partir de posts feitos por esses contatos diariamente.
Nesse sentido, elogiar um artigo e parabenizar o autor pode levar a uma conversa mais atrativa sob o aspecto comercial.
Melhor do que isso é quando você pode complementar o assunto abordado no post com um conteúdo disponível em sua plataforma.
Por último, temos que voltar a citar os grupos de profissionais que se formam nesta rede social e que funcionam como uma piscina de oportunidades.
Como já mostramos anteriormente, o fato de você participar dessas comunidades digitais já funciona como um assunto para começar a abordagem.
Certamente, trabalhar o networking dentro do LinkedIn pode trazer resultados interessantes para as vendas dentro da plataforma.
E, definitivamente, isso não acontece quando você envia uma mensagem promocional para a sua mais nova conexão.
Relacionamento fora da rede social
Depois de criar uma relação dentro da plataforma, considere levar a conversa para o mundo real visando sempre a evolução.
Por isso, pense no LinkedIn como uma ferramenta para impulsionar suas vendas.
Fora do ambiente virtual você terá uma visão real de cada prospect e ele, por sua vez, terá mais chances de mostrar o que ele precisa.
Por isso, depois de se conectar e criar os primeiros laços de relacionamento, esta etapa ajuda a identificar os desafios do cliente.
Mesmo assim, ainda é comum ver pessoas acelerando esse processo e normalmente resulta em uma negociação fracassada.
Manter a paciência e saber a hora certa de oferecer a sua solução é a chave para o sucesso.
Entretanto, sabemos que a realidade nem sempre sai como a gente planeja, não é mesmo?
Estar totalmente alinhado com as melhores práticas de social selling não significa garantia de resultado.
Precisamos compreender que existem diversos fatores que podem funcionar ou não para os seus prospects.
Mas, a falta de um retorno por parte do prospect pode ter relação com o momento dele e não necessariamente com o que você tem a oferecer para ele.
Portanto, o segredo é se manter presente no radar dessas pessoas a partir de conteúdos relevantes.
Assim você terá sempre um novo assunto para continuar a conversar com eles.
Agora, eu te pergunto: quer aprender a ter destaque e gerar novas oportunidades de negócios pelo LinkedIn? Vem comigo que eu te mostro.
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