Conhecer as tendências de marketing para 2024 é largar na frente dos concorrentes.

Sempre que o fim do ano se aproxima, vem a urgência de compreender as dinâmicas do mercado nos próximos doze meses. 

Certamente, se antecipar aos concorrentes é ainda mais crucial no universo digital, já que as empresas precisam se adaptar ao cenário constantemente.

Para os profissionais que desenvolvem as estratégias de marketing, conhecer as tendências é indispensável para manter a relevância da marca.

Isto é, com novas tecnologias surgindo a todo momento e a mudança constante no comportamento do consumidor, as empresas precisam estar antenadas.

Nesse cenário, a necessidade de adaptação é evidente e as empresas que não evoluem enfrentam dificuldades para se destacar e conquistar a preferência do público.

Em outras palavras, cada vez mais as pessoas buscam soluções inovadoras para suas dores e as empresas que conseguem atender essas demandas, saem na frente.

Mas, como saber o que o seu consumidor espera que você ofereça para ele no ambiente digital?

Talvez, a resposta esteja nas tendências para o ano que vem e, neste artigo, vamos conhecer todas elas ao final da leitura. 

Tudo pronto? Vamos nessa…

  • IA como ferramenta de produtividade
  • canais de mensagem direta
  • comunidades
  • branding
  • collabs e parcerias
  • hipersegmentação e personalização
  • inteligência de dados:
  • experiências reais

Tendências de marketing para 2024

IA como ferramenta de produtividade

A Inteligência Artificial (IA) se destacou este ano e continua sendo uma tendência para 2024. 

Uma pesquisa feita pela RD Station diz que 73% dos profissionais de marketing consideram a IA a principal tendência como ferramenta de produtividade dos próximos anos. 

Canais de mensagem direta

O canal de comunicação entre as empresas e seus clientes será cada vez mais direto, ou seja, por plataformas como WhatsApp, por exemplo. 

Assim, a estratégia de conteúdo precisa considerar diferentes formas de impactar o público, incluindo as mensagens diretas.

Comunidades

Em 2024, as pessoas estarão em busca de comunidades, espaços de troca de experiências, informações, opiniões, etc.

Certamente, esta estratégia serve para aproximar as marcas do seu público. 

Por exemplo, o uso das hashtags no aplicativo TikTok mostram como fazer a construção de ambientes acolhedores que promovem essa troca de experiências dos usuários.

Branding

Aposte no Branding porque essa estratégia está cada vez mais aliada à performance. 

Isto é, ao fortalecer a marca, a empresa consegue enfrentar melhor a complexidade dos canais de mídia e o aumento do custo por clique,por exemplo.

Collabs e parcerias

Sem dúvida, a união entre marcas, empresas ou criadores de conteúdo funciona muito bem para alcançar novos públicos nas redes sociais. 

As collabs, abreviação do termo em inglês “collaboration”, vem sendo amplamente utilizado para descrever parcerias ou colaborações entre pessoas e empresas.

Por isso, as parcerias e collabs, são indicadas para o lançamento de produtos e também para a criação de ecossistemas de empresas com interesses comuns.

Hipersegmentação e personalização

Outra tendência de marketing para 2024 é a hipersegmentação com base em dados específicos sobre os consumidores.

Estamos falando de campanhas de marketing mais eficientes que permitem a personalização em escala graças à Inteligência Artificial.

Esta tendência é o principal destaque para empresas que buscam entregar experiências sob medida.

Inteligência de dados como tendências de marketing para 2024

Em 2024 precisamos priorizar a análise cuidadosa de dados. 

Para isso, os profissionais devem aprofundar o conhecimento sobre ferramentas e recursos para facilitar a extração de insights.

Certamente, essas informações serão fundamentais para otimizar os resultados da sua empresa.

Experiências reais

Lembre-se de que as experiências reais compartilhadas por clientes de verdade ganham cada vez mais destaque. 

Hoje, a maioria do público-alvo de uma empresa prefere que as marcas compartilhem conteúdos de seus clientes reais. 

Nesse sentido, vale estimular o público fiel do seu negócio a compartilhar experiências positivas.

Siga as tendências de marketing para 2024

Sabemos que o mercado vive um momento onde a evolução é constante e, por isso, é importante acompanhar as tendências de marketing para o ano que vem.

O poder de adaptação, inovação e foco nas necessidades do consumidor tornam as estratégias de marketing mais eficientes e relevantes.

Portanto, estar atento a essas tendências e incorporá-las de maneira estratégica é o caminho para o sucesso no futuro digital.