Com previsão de crescimento em relação ao mesmo período de 2017, data estimula ações nos pontos de venda e contribui para o fortalecimento da marca

O comércio de São Paulo prevê um crescimento de 4% neste mês de agosto, comparado ao ano passado e o principal motivo, mais uma vez, é a comemoração do Dia dos Pais. Os dados colhidos pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) foram divulgados no início deste mês.

Junto a isso, a outra boa notícia para os supermercadistas é que os produtos que compõem o setor de beleza masculina, com fartura de sortimento nas gôndolas dos pontos de venda hoje, crescem exponencialmente ano após ano. De acordo com pesquisa recente da Euromonitor Internacional, nos próximos dois anos o Brasil deverá superar os Estados Unidos e assumir a liderança no ranking mundial de vendas de itens para o público masculino..

Este cenário mostra-se muito favorável para toda a cadeia do setor supermercadista, já que oferecem desde os ingredientes para o almoço em família na data até os itens para barba, cabelo e de cuidados para o rosto – os mais consumidos pelos homens atualmente.

Gerenciamento de categoria como alavanca

Além do aumento nas vendas de itens de consumo e de alimentos nesta data sazonal, os supermercados ganham também uma ótima oportunidade para fortalecer a marca e aumentar o número de clientes fiéis à loja. Uma das ações de Dia dos Pais mais tradicionais nos supermercados é o sorteio em que o consumidor é estimulado a comprar itens na loja em troca de uma premiação.

Neste período, especialmente, a recompensa oferecida nos sorteios dos supermercados é feita normalmente com ingressos para jogos de futebol, shows, aulas de churrasco, entre outras atividades que agradem a maioria dos consumidores masculinos, além dos produtos de consumo.

Outra estratégia que aparece sempre em períodos sazonais nos supermercados são as sessões criadas para essas datas. Com criatividade e organização, é possível reunir produtos de uso comum em diferentes espaços nas lojas. Itens como facas, sal grosso e carvão próximos ao açougue compõe um espaço para atrair consumidores com intenção de fazer um churrasco no Dia dos Pais e facilitar a jornada de compra. O mesmo pode ser feito com ingredientes da culinária italiana, que podem ganhar destaque maior próximos à gôndola de massas, por exemplo. A mesma estratégia pode ser aplicada na sessão de higiene e beleza – e ainda conta com a vantagem de ser o departamento com maior destaque entre os homens brasileiros.

Vale lembrar que a operação de um supermercado também é composta por pais, cada um com suas histórias e peculiaridades. Portanto, além de promover e exaltar aqueles que compram os produtos das lojas, é importante reconhecer e premiar também os progenitores que fazem a operação funcionar no dia a dia.