Relembre conosco os temas publicados no ano passado e mais procurados pelos leitores
No ano de 2018 todos nós declaramos nosso amor pelos supermercados! Com o tema “Nos Amamos Supermercado”, a APAS Show do ano passado trouxe à tona o relacionamento entre os clientes e seus estabelecimentos favoritos, além de bater recorde de visitantes com 738 expositores – sendo 200 deles internacionais – e mais de 33 mil pessoas ao longo dos quatro dias do evento realizado em maio de 2018.
Neste post, relembramos os assuntos publicados em 2018 mais acessados pelos nossos leitores. Temas como o comportamento do consumidor, reforma trabalhista e tecnologia ficaram entre os mais lidos do último ano no blog. A Tecnologia, sobretudo, é o mote da próxima edição da APAS Show, sintetizada no tema “Super Hack – Hackeando Supermercado” e que está marcada para o período de 6 a 9 de maio deste ano no Expo Center Norte, em São Paulo.
1 – Tendências e comportamento do consumidor
O primeiro post da lista é sobre uma pesquisa apresentada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) na abertura da APAS Show 2018. O estudo Tendências e Comportamento do Consumidor, conduzido pelo Ibope Inteligência, trouxe mudanças importantes sobre hábitos dos clientes que afetam os supermercados, como o fenômeno da “gourmetização” e apontou desafios para setores estratégicos, como FLV.
2 – Geração de Negócios na APAS Show
Na segunda posição da lista está o investimento da Eletrofrio durante a APAS Show 2018. No evento, a empresa especialista em refrigeração comercial lançou a linha “Vittrine”, que tem a promessa de ajudar os supermercados a economizar até 20% de energia. A novidade foi desenvolvida a partir de estudos com clientes e expositores comerciais utilizando o conceito de “vitrine” com o propósito de melhorar a visibilidade dos produtos congelados e resfriados.
3 – Reforma trabalhista
Esse foi um dos temas que movimentou não só os supermercados, mas também diversos setores do país. O blog APAS Show elaborou com post com as principais mudanças que afetam o mercado de trabalho e vantagens para colaboradores e gestores. Esse foi o terceiro conteúdo publicado neste ano mais lido pela nossa audiência.
4 – Varejo encantador
Encantar o consumidor para estabelecer um relacionamento foi um dos temas abordados em nosso blog em 2018 e ficou na quarta posição dos posts mais lidos. Promover o encantamento não só reforça os laços, como também ajuda os supermercados a se destacarem frente à concorrência. A criação de significado para o consumidor também fez parte desse tópico, bastante explorado na APAS Show 2018.
Leia aqui: http://apasshow.com.br/blog/index.php/2018/06/07/varejo-encantador-faz-consumidor-amar-supermercado/
5 – Multiformatos
Os investimentos dos supermercados em diferentes formatos, principalmente o de proximidade, foi um dos destaques do ano. Movimentos do GPA com o Minuto Pão de Açúcar, e do Carrefour como o modelo de loja “Market” foram destaques no blog APAS Show. O quinto post mais lido de 2018 traz alguns detalhes sobre o formato adotado pelo Carrefour e que deve ser expandido no próximo ano.
6 – Marcas próprias
As marcas próprias vêm crescendo e se destacando no Brasil. Prova disso, é o estudo da Kantar Worldpanel que mostrou um crescimento de 68% no consumo destes produtos entre 2010 e 2017 no país, alcançando mais de 32 milhões de lares brasileiros. Um dos fatores que fomentaram a recente expansão das marcas próprias no Brasil foi a crise financeira, que levou muitos consumidores a optarem por produtos com preços mais acessíveis para abastecerem suas casas. Outros fatores também foram apontados no sexto post mais lido do blog em 2018.
7 – Embalagens diferenciadas
Embalagens criativas se encontram em profusão no mercado. Contudo, encontrar invólucros que sejam funcionais e ao mesmo tempo atrativos tem se mostrado um desafio para as marcas e supermercados. Um exemplo vem da Heineken, que desenvolveu especificamente para países com verões intensos um pack que permite ao consumidor refrigerar a cerveja sem a necessidade de colocá-las em um refrigerador, adicionando apenas gelo à embalagem.
Leia aqui: http://apasshow.com.br/blog/index.php/2018/10/23/embalagem-sazonal-facilita-vida-do-consumidor/
8 – Métricas
A preocupação dos supermercados com o desempenho das equipes e com as formas de medir essa eficácia é uma constante. O oitavo post mais lido de 2018 traz os principais indicadores de performance para um supermercado, que incluem faturamento, lucro e até mesmo o atendimento ao cliente.
9 – Inclusão Pet
O conceito “pet friendly” (ou em português, “amigável aos animais de estimação) tem se espalhado mundo a fora e também foi abordado no blog APAS Show em 2018. O nono post mais lido traz o exemplo de um supermercado na Itália que permite o transporte de pets de pequeno porte dentro dos carrinhos adaptados para facilitar a jornada dos clientes. Vale recordar que apesar da iniciativa ser interessante, no Brasil a legislação não permite o transito destes animaizinhos dentro das lojas, mas algumas soluções já se encontram disponíveis, como estabelecimentos que disponibilizam casinhas ou áreas reservadas para os pets do lado de fora das lojas.
10 – Tecnologia + supermercado
A tecnologia é uma grande aliada para ajudar os supermercados a transformarem a jornada de compra dos clientes em uma experiência agradável e memorável. São muitos os exemplos de redes que vêm implantando diversos tipos de soluções inovadoras para satisfazer as necessidades dos consumidores. O nosso décimo post mais lido do blog traz uma lista de seis tecnologias que já são uma realidade nos supermercados.
Deixe o seu comentário