Artigo SEO atrai usuários de buscas orgânicas para sites de empresas


Você sabe como o artigo SEO pode tornar a sua empresa uma autoridade no mercado?

De que forma este formato de conteúdo digital impacta na captação de novos clientes?

Essas perguntas pairam na mente de diversos empreendedores e empresários e, se você está neste grupo, fique tranquilo.

Este artigo foi criado para explicar de forma clara e objetiva a função deste formato para cada tipo de negócio.

Antes de mais nada, precisamos entender basicamente o SEO, que é uma sigla para Search Engine Optimization.

Em bom português isso significa otimização para mecanismos de busca.

Mas, diversos formatos compõem a estratégia de SEO e um deles é o artigo.

A partir de agora você conhecerá as principais características deste formato de conteúdo digital otimizado.

Como funciona o Artigo SEO

Quando você faz uma pesquisa na internet, os resultados que aparecem em primeiro lugar são pagos, certo?

Ou seja, o que vemos são os anúncios criados para aquela palavra-chave que usamos no campo de buscas.

Mas, logo abaixo desses anúncios aparecem os links que têm maior autoridade sobre aquela mesma palavra-chave.

Em outras palavras, os algoritmos criam uma espécie de ranking automatizado de acordo com a qualidade do conteúdo sobre o tema pesquisado.

Simples assim.

Entretanto, não pense que escrever um artigo basta para aparecer na primeira página.

Principalmente porque outros fatores também influenciam no SEO, além do texto.

Por exemplo, até mesmo o domínio – ou URL do site influencia no posicionamento dos resultados orgânicos.

Nesse caso, quanto mais antigo for o site, mais relevante ele é para as buscas.

Mas, caso este mesmo site não seja otimizado para buscas orgânicas, isso pode comprometer o rankeamento.

Outro ponto importante é que os artigos SEO mais indicados devem ter, no mínimo, 500 palavras.

Quer uma referência sobre quantidade de palavras? Enquanto você lia esta frase, chegamos a pouco mais de 300 palavras desde o começo do texto até aqui.

Artigo SEO para diferentes negócios

A regra número um para começar uma estratégia de artigos otimizados é ter todas as ferramentas aplicadas ao site.

Alguns plugins conseguem orientar o gestor a aplicar ajustes até encontrar a otimização certa da plataforma, como o Yoast.

Além disso, ao criar artigos, o usuário passa a contar com um tipo de medidor de SEO em tempo real, que atualiza de acordo com as edições no texto.

Sem dúvida, quando usamos exemplos fica mais fácil para entender as coisas.

Nesse caso, posso citar diversas empresas que têm conseguido resultados com artigos SEO.

Empresas dos segmentos de vidraçaria e jardinagem, por exemplo, conseguem se destacar rapidamente por conta da baixa concorrência digital.

Em outras palavras, existem diversos segmentos que ainda não trabalham de maneira profissional no ambiente digital.

Por isso, aqueles que percebem a oportunidade primeiro, saem na frente da concorrência.

Artigos para cada segmento

Existem diversos assuntos ou palavras-chave que toda empresa pode usar, de acordo com seu tipo de negócio, claro.

Os artigos podem contribuir de diversas formas com as pessoas que buscam algo na internet.

A melhor forma de pensar nisso é se colocar no lugar do cliente do seu próprio negócio.

Ou seja, o que você pesquisaria na internet para achar uma empresa?

Vamos usar os exemplos anteriores para ficar mais fácil?

Uma vidraçaria pode trabalhar com artigos SEO sobre “melhor vidro para banheiro”, “como lavar o box de vidro” e “dicas para limpar o vidro da sua janela”.

No caso de uma empresa de jardinagem, “vantagens do serviço de jardinagem”, “dicas para cuidar da sua horta” ou “melhores fertilizantes para plantas”.

Agora, aplique esse raciocínio ao seu negócio para encontrar as palavras-chave mais relevantes para a sua empresa no ambiente digital.

Se interessou por esse assunto? Quer saber mais detalhes? Veja este outro artigo que mostra como escrever um artigo otimizado.