Uma das principais tarefas do gestor de lojas do varejo é saber como fazer a correta gestão do PDV, sabia?
Sem dúvida, quando criamos um sistema eficiente conseguimos organizar melhor os produtos e também sua disponibilidade na gôndola e no estoque, por exemplo.
Ao mesmo tempo, essa medida facilita o trabalho da equipe e contribui para uma experiência positiva dos consumidores.
Resumindo, a gestão do ponto de venda (PDV) influencia toda operação de uma empresa que atua no mercado a partir de uma loja física.
Nesse artigo, vamos mostrar todos os aspectos e algumas dicas essenciais para você aumentar as chances de sucesso da sua loja.
Como funciona a gestão do PDV
Certamente, existem diversas vertentes que envolvem esse trabalho e todas têm importância para o sucesso do negócio.
Em outras palavras, estamos tratando de um local onde o consumidor faz suas compras e cria uma relação com a loja e seus produtos.
Por isso, a gestão desse ambiente deve abranger desde os produtos até o estoque.
Isto é, o gestor consegue ter um controle maior sobre as ações, os colaboradores e também das ferramentas mais adequadas para manter a organização.
Assim, podemos trabalhar com base nos seguintes aspectos referentes à gestão do ponto de venda:
- Estoque
- Exposição
- Preço
- Atendimento
A partir destes quatro itens, todo gestor consegue entender e melhorar o funcionamento da loja, sabia?
Agora, vamos entender um pouco mais sobre cada um deles.
Controle de estoque
Independente do tamanho da loja e do espaço disponível para estocar as mercadorias, todo PDV precisa de um software de gestão de estoque.
Desta forma, certamente o cliente sempre encontra algo que procura dentro da sua loja e isso é fundamental para criar um relacionamento com ele.
Em alguns casos as grandes empresas preferem contratar um profissional apenas para gerenciar o estoque de forma eficiente.
Caso contrário, quando o estoque não é bem controlado, o consumidor acaba saindo da loja em direção a seu concorrente mais próximo.
Exposição dos produtos
Também podemos chamar de share de gôndola, ou seja, o espaço disponível para a exposição dos produtos na loja.
Sem dúvida, as empresas do varejo consideram esse um dos ativos mais importantes do mercado, sabia?
Entretanto, não existe um medidor e nem mesmo uma quantidade ideal de exposição para um produto.
O que vale, mesmo, é que o espaço nas prateleiras esteja alinhado com as estratégias de venda da empresa.
Com a gestão de PDV fica mais fácil saber se é necessário manter o ganhar mais espaço nas gôndolas, por exemplo.
O posicionamento dos produtos é determinante para as vendas e, portanto, este é um fator indispensável para os varejistas.
Preço
Muitos clientes deixam de comprar um produto quando ele não tem o preço claramente sinalizado no PDV.
O mesmo vale para um valor muito acima do preço praticado por empresas do mesmo ramo.
Ou seja, a gestão de preço tem papel fundamental para o sucesso da estratégia da marca e essa tarefa cabe à gestão do PDV.
Acompanhar a evolução dos preços de cada item e de outras lojas ajudam a garantir que o seu produto esteja adequado ao mercado e isso representa melhores resultados.
Atendimento
O atendimento ao cliente continua sendo um dos diferenciais para qualquer empresa, não é mesmo?
Primeiro porque os profissionais envolvidos com o atendimento sabem manter a organização da loja.
Assim, o consumidor percebe que aquele espaço foi preparado para ele e nada pode atrapalhar sua caminhada pelo interior do PDV.
Além disso, o atendimento tem a capacidade de manter o cliente por mais tempo dentro da loja e isso impacta nas vendas.
Conclusão
Certamente a gestão do PDV ganha cada vez mais importância para os empresários e, claro, para seus clientes.
Funciona como uma ferramenta eficiente e ideal para garantir o sucesso de qualquer operação de loja.
Agora que você já sabe quais são os pontos mais importantes para a gestão do PDV, hora de colocar a mão na massa.
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