Uma das principais tarefas do gestor de lojas do varejo é saber como fazer a correta gestão do PDV, sabia?

Sem dúvida, quando criamos um sistema eficiente conseguimos organizar melhor os produtos e também sua disponibilidade na gôndola e no estoque, por exemplo.

Ao mesmo tempo, essa medida facilita o trabalho da equipe e contribui para uma experiência positiva dos consumidores.

Resumindo, a gestão do ponto de venda (PDV) influencia toda operação de uma empresa que atua no mercado a partir de uma loja física.

Nesse artigo, vamos mostrar todos os aspectos e algumas dicas essenciais para você aumentar as chances de sucesso da sua loja.

Como funciona a gestão do PDV

Certamente, existem diversas vertentes que envolvem esse trabalho e todas têm importância para o sucesso do negócio.

Em outras palavras, estamos tratando de um local onde o consumidor faz suas compras e cria uma relação com a loja e seus produtos. 

Por isso, a gestão desse ambiente deve abranger desde os produtos até o estoque.

Isto é, o gestor consegue ter um controle maior sobre as ações, os colaboradores e também das ferramentas mais adequadas para manter a organização.

Assim, podemos trabalhar com base nos seguintes aspectos referentes à gestão do ponto de venda:

  • Estoque
  • Exposição
  • Preço
  • Atendimento

A partir destes quatro itens, todo gestor consegue entender e melhorar o funcionamento da loja, sabia?

Agora, vamos entender um pouco mais sobre cada um deles.

Controle de estoque 

Independente do tamanho da loja e do espaço disponível para estocar as mercadorias, todo PDV precisa de um software de gestão de estoque. 

Desta forma, certamente o cliente sempre encontra algo que procura dentro da sua loja e isso é fundamental para criar um relacionamento com ele.

Em alguns casos as grandes empresas preferem contratar um profissional apenas para gerenciar o estoque de forma eficiente.

Caso contrário, quando o estoque não é bem controlado, o consumidor acaba saindo da loja em direção a seu concorrente mais próximo. 

Exposição dos produtos

Também podemos chamar de share de gôndola, ou seja, o espaço disponível para a exposição dos produtos na loja.

Sem dúvida, as empresas do varejo consideram esse um dos ativos mais importantes do mercado, sabia?

Entretanto, não existe um medidor e nem mesmo uma quantidade ideal de exposição para um produto.

O que vale, mesmo,  é que o espaço nas prateleiras esteja alinhado com as estratégias de venda da empresa.

Com a gestão de PDV fica mais fácil saber se é necessário manter o ganhar mais espaço nas gôndolas, por exemplo.

O posicionamento dos produtos é determinante para as vendas e, portanto, este é um fator indispensável para os varejistas.

Preço

Muitos clientes deixam de comprar um produto quando ele não tem o preço claramente sinalizado no PDV.

O mesmo vale para um valor muito acima do preço praticado por empresas do mesmo ramo.

Ou seja, a gestão de preço tem papel fundamental para o sucesso da estratégia da marca e essa tarefa cabe à gestão do PDV.

Acompanhar a evolução dos preços de cada item e de outras lojas ajudam a garantir que o seu produto esteja adequado ao mercado e isso representa melhores resultados.

Atendimento

O atendimento ao cliente continua sendo um dos diferenciais para qualquer empresa, não é mesmo?

Primeiro porque os profissionais envolvidos com o atendimento sabem manter a organização da loja.

Assim, o consumidor percebe que aquele espaço foi preparado para ele e nada pode atrapalhar sua caminhada pelo interior do PDV.

Além disso, o atendimento tem a capacidade de manter o cliente por mais tempo dentro da loja e isso impacta nas vendas.

Conclusão

Certamente a gestão do PDV ganha cada vez mais importância para os empresários e, claro, para seus clientes.

Funciona como uma ferramenta eficiente e ideal para garantir o sucesso de qualquer operação de loja.

Agora que você já sabe quais são os pontos mais importantes para a gestão do PDV, hora de colocar a mão na massa.

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