De fato estamos vivendo a mudança de paradigmas nas empresas diante da transformação digital. Em todo o planeta, cada vez mais empresas já estão evoluindo seus processos para modelos de negócios digitais, principalmente para garantir a sobrevivência em um mercado. Não é de hoje que o mundo corporativo está migrando para o ambiente digital, mas certamente estamos caminhando a passos largos por conta de uma pandemia que atinge todos os setores. 

Sem dúvidas o Coronavírus está acelerando o processo de transformação digital, não só no mercado de trabalho, mas também mudando o comportamento de toda a sociedade. O que antes era tendência, hoje é urgência, e o melhor exemplo é a explosão de vendas online a partir da pandemia pegando diversas empresas desprevenidas que ainda engatinhavam no ambiente digital.

Outra mudança que foi empurrada pelo isolamento social causado pela Covid-19 é o trabalho remoto, mais conhecido como home office. Esta é outra lição que o mercado aprende na prática a partir da necessidade de evitar o contato entre pessoas e, para muitas companhias conservadoras, o home office não era uma opção. 

Hoje, o cenário mudou e esta é uma das principais medidas de segurança para garantir a saúde dos colaboradores. Além disso, destaca-se cada vez mais os modelos de reuniões virtuais, videoconferências, assim como diferentes tipos de aulas online e o aumento de usuários no e-commerce fazendo suas compras.

Diante de um novo mercado, resta às empresas aprender rapidamente com as mudanças e ter capacidade de adaptação para os novos desafios que vêm por aí. Portanto, a mensagem que a Colmeia Marketing passa neste material é: esteja aberto a novos insights e busque cada vez mais assertividade nas decisões estratégicas para o negócio.

Você sabia que a Transformação Digital já estava em curso antes da pandemia? Para quem acha que o movimento aconteceu em 2020, saiba que três anos antes já haviam muitas empresas projetando a Transformação Digital de sua operação. Segundo a Pesquisa RH digital: plataformas, pessoas e trabalho – Tendências globais de capital humano, feita em 2017, pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM).

Portanto, antes da pandemia…

  • 56% das empresas já estavam redesenhando seus programas de RH a partir de ferramentas digitais.
  • 51% das empresas diziam estar em processo de redesenhar a operação para modelos de negócios digitais.
  • 33% das equipes de RH usam alguma tecnologia de inteligência artificial (AI) como solução para o trabalho.

Agora, durante a pandemia…

Um pouco da realidade atual, de acordo com o Estudo Transformação Digital no Varejo Brasileiro, feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em 2020. Dados referentes a investimento em transformação digital.

  • 69% Já investe (assim como em 2019)
  • 23% Pretende investir nos próximos 12 meses
  • 62% faz uso do trabalho remoto (home office) (23% em 2019)
  • 43% das empresas pretendem utilizar ferramentas de Inteligência Artificial nos próximos 12 meses
  • 70% dos entrevistados continuarão comprando online e de forma mais intensa após o período de quarentena.

O Discurso da Transformação Digital

Os dados são os principais balizadores para as decisões corporativas e, segundo pesquisas recentes, a Transformação Digital já está em curso no mundo inteiro. Para ajudar a encarar e incorporar a tecnologia nas empresas e mudar paradigmas, é necessário que a primeira mudança seja na mentalidade da gestão. Portanto, a porta de entrada da era digital é modificar o modelo de pensamento organizacional, tornando-o mais voltado para uma nova cultura baseada em tecnologia.

Esta nova abordagem organizacional requer processos de trabalho diferentes e, por isso, é importante adquirir um novo mindset, baseado em adaptações tecnológicas, que muitas vezes pode ir de encontro ao modelo das organizações de origem analógica. Desta forma as empresas podem caminhar sempre para a evolução do negócio, permanentemente conectada com a tecnologia pensando na criação de novos produtos, em melhores linhas de produção, assim como a abordagem e o relacionamento com consumidores.

Ao analisarmos o momento atual que coloca todos em quarentena e sem interação social, normalmente são nessas dificuldades que nascem grandes modelos de negócio. Ou seja, aqueles que conseguirem se adaptar mais rapidamente, terá o diferencial no mercado, sejam as empresas, sejam os profissionais. A resiliência e a criatividade estão logo atrás como chave para abrir as portas da oportunidade principalmente em momentos de crise.

Transformação Digital na prática

A teoria já está bem mastigada! Agora, passamos a conhecer exemplos reais de empresas que passaram pela Transformação Digital e hoje colhem frutos imensuráveis se comparados ao modelo de negócios que antecedeu a mudança. Uma das motivações para o movimento está na grande parcela da população mundial que já aderiu ao digital e esperam que as empresas que oferecem produtos e serviços também estejam inseridas neste conceito. 

Porém, é preciso que fique claro que a Transformação Digital não se resume à implementar novas tecnologias, mas sim em mudar a cultura, o modelo e a estrutura organizacional. Os maiores exemplos de empresas que quebraram paradigmas e transformaram um modelo de negócios são: Nubank, Airbnb e Netflix. Estas são as mais conhecidas atualmente e servem de parâmetro para moldar novos e antigos negócios a identificar o comportamento do seu consumidor e usar a tecnologia em prol da organização.

Cases de Transformação Digital

Nissan

A montadora Nissan investe cada vez mais em mudanças em sua cultura organizacional e uma delas é produzir e desenvolver tecnologias internamente. Para isso, a companhia passou a adotar um software como a primeira etapa para otimizar e unificar as unidades de negócios. 

Além disso, atualmente a empresa conta com novos refinamentos para os sistemas ERP da Nissan, que determinam o planejamento dos recursos empresariais em um sistema de informação interligado a todos os dados e processos da empresa. 

Para construir softwares e serviços digitais próprios, a Nissan desenvolveu um centro digital para aperfeiçoar chatbots, automação de processos robóticos, machine learning, análise de big data e outras tecnologias que melhoram o ambiente de trabalho e aceleram os processos de criação dos veículos autônomos.

Walmart

A gigante varejista apostou na Transformação Digital a partir de uma remodelagem de seu software para um formato de plataforma personalizada com novo mecanismo de busca e aplicativos em nuvem. 

O objetivo da companhia é aumentar sua competitividade no mercado e, por isso, o investimento destinado ao comércio eletrônico inclui uma plataforma que permite aos programadores testar e alternar entre diferentes provedores de nuvens híbridos.

Domino’s

De olho no comportamento do consumidor a pizzaria Dominoˈs investiu na aquisição da de uma plataforma que facilita o pedido dos consumidores por aceitar qualquer dispositivo eletrônico, como smartphones, smartwatches e até smart TV. Em paralelo, a companhia busca aperfeiçoar o assistente virtual da marca, o Dom, para que seja ativado por voz e, assim, facilitar o atendimento ao consumidor.

Disney

Percebendo a diminuição da satisfação de seus usuários a Disney não perdeu tempo e investiu pesado em melhorias na experiência do seu cliente, como o MyMagic+. Trata-se de um pacote de produtos que torna o processo de compra mais ágil e simples, a partir de três elementos principais: site; aplicativo; e pulseira. Nos dois primeiros o usuário consegue reservar e planejar o itinerário com antecedência na próxima visita à Disney World. Após fazer a reserva, a companhia envia as pulseiras MagicBands já com um chip de identificação, que servem como chave do quarto de hotel, além de bilhete de entrada, carteira e um FastPass.

Por outro lado, a pulseira permite que os usuários sejam rastreados e, assim, é possível analisar o comportamento dele durante a experiência na Disney World. Assim, a empresa consegue oferecer cada vez mais a personalização dos serviços para cada cliente, já que o sistema MyMagic+ fornece dados como a data de aniversário para que os personagens do parque saibam para fazer uma saudação diferenciada.

Outros dados são tão importantes quanto informações pessoas, como identificar se o cliente está em uma fila muito grande e, nesses casos, alguns personagens são enviados para entreter os usuários.

General Eletric (GE)

Uma das principais empresas do setor de energia do mundo a GE se destaca em seu setor por sempre estar atenta às inovações na área de tecnologia e, por isso, a companhia conta com diversos profissionais de TI e parcerias com empresas incubadoras e startups. Este movimento originou a plataforma Predix Cloud, que realiza o monitoramento constante e a otimização digital das máquinas industriais da empresa.

O objetivo desta plataforma é conseguir extrair e analisar os dados produzidos pelas máquinas e equipamentos da indústria a partir da conexão entre eles para gerar resultados operacionais mais eficazes, precisos, o que consequentemente melhora o desempenho da companhia no setor, principalmente na área de aviação e energia eólica.

Amazon

Um dos símbolos mundiais de tecnologia à serviço do consumidor, a Amazon deixou de ser uma empresa com expertise no ambiente digital e passou a ser vista como referência em Transformação Digital. A empresa que iniciou sua operação como comércio eletrônico de livros, hoje já atua no setor de supermercados com um modelo de negócio totalmente digital, que inspira diversas empresas pelo mundo. 

A Amazon Go é um formato de loja inovador, onde as lojas operam por meio de um aplicativo que registra desde os produtos retirados das gôndolas, até o estado emocional do consumidor diante dos produtos nas prateleiras.

Neste modelo, a empresa consegue oferecer uma experiência diferenciada para o consumidor e facilita a gestão das lojas a partir de componentes digitais que monitoram toda a jornada de compra, sem atritos.

Google

O maior portal de pesquisas online do mundo já oferece mais do que resultados relevantes para os usuários da internet. O Google inclui-se entre os cases de Transformação Digital por conta do dispositivo Google Home, que faz todo o processo de buscas já conhecido pelos usuário, a partir de comandos de voz. 

Desta forma, a entrega do serviço principal da companhia torna-se ainda mais exclusivo, tecnológico e eficiente onde o usuários precisam apenas fazer perguntas para que o Google realize sua tarefa essencial de buscas online.

Ford

A montadora Ford abraçou a proposta de promover a Transformação Digital a partir da crise de 2008 e, na época, a solução implementada teve como objetivo principal restaurar a liderança da empresa em seu setor. Por isso, a empresa desenvolveu o plano One Ford, que integrou todos os componentes necessários para a inovação, visando a capacidade de impulsionar um novo pensamento de equipe.

A estratégia conseguiu reduzir de 30 plataformas para 9, com chances de diminuir ainda mais os custos da empresa em US$ 25,5 bilhões nos próximos anos. A iniciativa pode representar uma economia de US$ 7 bilhões em engenharia e desenvolvimento, além de melhorar a eficiência dos projetos em 40% e reduzir em 20% o tempo necessário para o lançamento de novos veículos.

Conclusão

Como bem destacado nesse conteúdo, a tecnologia não substitui a atuação das pessoas, mas facilita o processo, as estratégias, promovendo menos burocracia, promovendo ampla mudança estrutural nos modelos de negócio. A transformação digital deve ser vista sob a perspectiva de mudanças culturais e estratégicas, com foco em entender a natureza das operações  e como podem ser melhoradas e otimizadas. 

Neste cenário, as empresas contam com autonomia e empoderamento das equipes, que assumem um novo nível de importância para as tomadas de decisão inteligentes e trazem cada vez mais valor para o negócio. Portanto, as companhias de todas as área e setores precisam entender e identificar as falhas e melhorias necessárias em sua operação, para buscar a solução junto com as pessoas que integram a organização. Porém, contando com o auxílio direto da tecnologia como ferramenta para otimizar os formatos, aprimorar equipes, descobrir e desenvolver novos produtos, serviços, assim como novos talentos. 

Para as empresas que começam a se familiarizar com a Transformação Digital, a dica é perder o medo de errar e de encarar os problemas, independente da área em que você atua. A transformação digital também é um desafio de cada profissional dentro de uma organização e todas as áreas precisam incorporar essa nova cultura, com foco na entrega de valor, estruturando uma nova forma de pensar o fluxo desde a concepção até a elaboração de estratégias.