Você acredita que é possível ser professor de inglês fora do Brasil?
Certamente a tarefa de ensinar o idioma americano para diferentes pessoas mundo afora atrai brasileiros, mas nem sempre eles sabem por onde começar.
O que a maioria deles entende é que o mercado de trabalho para professores de inglês está em expansão em todo o mundo, com vagas em instituições e demanda por aulas particulares.
Por outro lado, para trabalhar como professor de inglês não é necessária uma formação específica em determinado curso superior.
Mas, para tornar este objetivo uma realidade, os candidatos a professores de inglês precisam seguir alguns passos essenciais para lecionar o idioma no exterior.
Certamente, o primeiro quesito que os candidatos a “teacher” devem dominar é a própria língua inglesa, em nível avançado.
Já imaginou um professor que tenha dificuldade para ler, falar, ouvir ou escrever em inglês?
Vale lembrar que a formação em ensino superior não é exigido ao candidato, ok?
Para mostrar o que um professor de inglês precisa para ganhar o mundo ensinando o idioma em diferentes países, detalhamos os principais aspectos citados acima.
Professor de inglês e seus requisitos
Praticamente todas as escolas do mundo aceitam professores que dominem o idioma.
Por exemplo, para atuar como professor de inglês em países da América do Sul não precisa necessariamente ter uma certificação, basta dominar o idioma.
Entretanto, aqueles lugares que exigem certificações para os professores, normalmente oferecem melhores condições de remuneração.
Certamente, as certificações são exigidas por candidatos estrangeiros a professor de inglês em países da Europa, Ásia, Oriente Médio e na própria América do Norte.
Nesse caso, o candidato precisa apresentar o certificado CELTA para poder trabalhar como professor de inglês.
Porém, existem algumas dúvidas em relação às certificações que existem.
Por exemplo, o TESOL (Ensino de Inglês para Falantes de Outras Línguas) e o TEFL (Ensino de Inglês como Língua Estrangeira) não funcionam como certificados.
Ambos representam diferentes conceitos em relação aos certificados válidos para outros países.
Por isso, a principal certificação exigida é a CELTA, ou outra que seja equivalente.
Países com oportunidades para professores estrangeiros
Ao escolher um país para ensinar o inglês, devemos considerar alguns aspectos relevantes sobre o mercado para estes profissionais.
Em primeiro lugar, definir o objetivo desta experiência ajuda a tomar as decisões mais assertivas.
Por exemplo, para conseguir um emprego duradouro sem passaporte europeu, opte pelos países do leste europeu, oriente médio, Ásia e América do Sul.
Ao mesmo tempo, a região com maior volume de empregos para o professor de inglês é a América Latina, o que gera grande demanda por esse cargo.
E em relação à remuneração dos professores de inglês no exterior?
Sem dúvidas, o salário destes profissionais varia de acordo com a localização escolhida para exercer a função.
Mas, precisamos ressaltar que em muitos países o custo de vida é baixo, o que permite viver bem com a remuneração do professor.
Características do professor de inglês no exterior
Antes de se aventurar pelo mundo levando o conhecimento sobre a língua universal para diferentes culturas, alguns aspectos precisam fazer parte do dia a dia dos professores.
Principalmente aqueles que não tem o inglês como língua nativa.
Dominar as quatro habilidades linguísticas, ou language skills, é o primeiro passo para quem quer ensinar o idioma pelo mundo.
Tanto a escola de idiomas quanto o aluno particular precisa de alguém que realmente saiba como ensinar e tenha o conhecimento necessário para isso.
Nesse sentido, o professor de inglês deve se preocupar em dominar completamente a língua e desenvolver uma metodologia adequada para ensinar.
A partir do domínio sobre estes aspectos, o profissional consegue desempenhar seu trabalho de forma eficiente e com resultados práticos.
Resumindo as certificações para professores de inglês
Sem dúvidas, existem as certificações que trazem ao professor a garantia de seu conhecimento em relação às exigências de alguns países estrangeiros.
Porém, em outras regiões esse documento não significa muita coisa, mas sim o nível de domínio da língua inglesa por parte dos professores.
Atenção com a didática
Uma das formas de atingir o sucesso como professor da língua inglesa no exterior tem a ver com a forma de passar o conhecimento.
Em outras palavras, a didática de cada professor pode influenciar o sucesso de suas aulas e facilitar o aprendizado dos alunos.
A melhor forma de melhorar este aspecto é conhecer diferentes formas de aprendizado, principalmente conhecendo a metodologia de cursos voltados para professores.
Certamente, a melhor forma de evoluir neste aspecto é buscar melhorar sua qualificação como professor de idiomas com cursos realmente voltados à aplicação de metodologias de ensino.
Você tem interesse em ser professor fora do Brasil?
Então continue acompanhando nosso Blog para mais dicas e lições como esta!
Até a próxima!
Deixe o seu comentário